São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede pública fará teste de HIV grátis

DA REPORTAGEM LOCAL

O Ministério da Saúde vai oferecer gratuitamente a pacientes da rede pública o teste de carga viral de HIV, ainda no primeiro trimestre deste ano.
A expectativa dos técnicos do ministério é que cerca de 40 mil pessoas usem o serviço por ano.
O exame, um dos mais avançados no tratamento da Aids, é utilizado pelos médicos para avaliar a velocidade com que a pessoa vai evoluir de um estado assintomático para a doença.
A cada alteração da quantidade de vírus no sangue, a medicação ministrada é reavaliada.
Os pacientes submetidos aos testes serão escolhidos entre os que apresentarem menos de 200 CD4 (quantidade de células de defesa) no sangue (uma pessoa não contaminada pelo vírus HIV tem mais de 600 CD4) e estiverem dispostos a tomar remédios inibidores de protease -droga que dificulta a multiplicação do vírus.
Trinta centros de saúde de todo o país assinaram um contrato prévio com o ministério, em dezembro de 96, para se credenciarem. Destes, cinco são da cidade de São Paulo.
O preço é hoje o maior impedimento para quem deseja fazer o teste em laboratórios particulares. O custo varia de R$ 240 a R$ 400.

Texto Anterior: Limeira pode ter vacinação em massa contra a meningite
Próximo Texto: Projeto prevê lista única de doadores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.