São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
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Bimotor cai e mata seis pessoas em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

Um avião bimotor Cessna 310-K caiu ontem às 10h44 ao norte de Alphaville (Grande SP) matando seis pessoas. Não houve sobreviventes. As causas do acidente ainda são desconhecidas.
A aeronave havia decolado por volta das 9h do aeroporto de Franca (SP). Ela pertencia ao empresário Wanderley Silveira, proprietário das empresas de calçados Quimifran e Policouro, que morreu no acidente.
Além dele, estavam no avião seu cunhado José Carlos Garcia, sua filha Camile Cristine Pinto Silveira, 16, Euclides Andrade de Souza, funcionário do departamento de compras de uma das empresas, Janete Batista Cintra, secretária do departamento de compras, e o piloto Marcus Vinícius Ranzini, 27.
No momento da queda, o avião estava a cerca de seis minutos do pouso, no aeroporto de Congonhas. Após o Cessna desaparecer do radar, as buscas começaram.
Dois helicópteros da polícia de São Paulo e um Puma da Força Aérea Brasileira procuraram o bimotor durante toda a tarde. O avião foi achado por volta das 17h45.
Após a localização da aeronave, uma equipe do Parasar (unidade da aeronáutica especializada em buscas e salvamentos aéreos), que veio do Rio de Janeiro para as buscas, desceu no local para preparar o resgate dos corpos, que ainda estava sendo feito no começo da noite de ontem.
Também participaram das buscas PMs da região e do Corpo de Bombeiros. A caixa-preta não é um equipamento obrigatório nesse tipo de aeronave.
O piloto possuía licença para pilotar essa espécie de avião.
Segundo o coronel Juan Enrique Vergara, chefe do 4º Serac (Serviço Regional de Aviação Civil), a aeronave havia passado na inspeção anual de manutenção.
Após a retirada dos corpos, o local do acidente deverá ser isolado pela Aeronáutica, que recolherá as peças do avião a fim de tentar descobrir as causas do acidente. O relatório final da investigação deverá ficar pronto em 60 dias. Os trabalhos no local continuam hoje.
Segundo o executivo José Eurípides Garcia, tio de José Carlos, uma das vítimas, Silveira tinha comprado o avião havia menos de dois meses e ia para a 24ª Couromoda, em São Paulo.
Foram feitas buscas em Cajamar, Itapevi e Santana do Parnaíba. O tempo estava ruim e com chuva na região no momento da queda, o que teria prejudicado a visibilidade do piloto.
Segundo a Aeronáutica, o piloto de um bimotor pode pousar de duas formas: por meio de orientação visual ou orientação do controle de vôo de São Paulo. A Aeronáutica não sabe qual dessas formas foi usada pelo piloto. A Aeronáutica investiga se houve falha humana, material ou operacional.

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