São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França anuncia a 'pré-estréia' da Copa do Mundo de 1998

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Os organizadores do Torneio da França anunciaram ontem em Paris o calendário para esses jogos amistosos que servirão de teste para os dispositivos da Copa do Mundo de 1998, que também será realizada no país.
O torneio testará a estrutura de que será usada na Copa-98.
Participam as seleções do Brasil, França, Itália e Inglaterra. O torneio quadrangular vai de 3 a 11 de junho, em cinco cidades francesas.
"O torneio será uma etapa preparatória, uma oportunidade para testar cidades envolvidas, equipes e os princípios gerais para a Copa", disse na apresentação Michel Platini, co-presidente da Copa-98.
O técnico Zagallo representou a delegação brasileira no anúncio do torneio (leia texto nesta página).
Os jogos serão realizados em Lyon, Lens, Montpellier, Nantes e Paris. A partida inaugural será entre as equipes do Brasil e da França, no dia 3 de junho, em Lyon, a cidade piloto do torneio.
Lyon é a única cidade que abrigará duas partidas. As telecomunicações, a informática, a sala de imprensa, a segurança, as tribunas e os voluntários chamados para a Copa do Mundo serão ali testados.
Após a França, o Brasil enfrenta a Itália no dia 8 de junho, em também em Lyon, e a Inglaterra no dia 10, em Lens. O jogo final, no dia 11, será entre França e Itália, em Paris.
Os árbitros das partidas portarão rádios para se comunicar com os bandeirinhas, dispositivo já usado "com muito sucesso" na Olimpíada de Atlanta, segundo Joseph Blatter, secretário-geral da Fifa. Dependendo dos resultados, o sistema poderá ser adotado na Copa.
A fórmula de disputa do torneio prevê que todas as seleções se enfrentem entre si. O vencedor será a equipe que somar mais pontos.
O Torneio da França está orçado em 60 milhões de francos, cerca de US$ 12 milhões.

Texto Anterior: São Paulo e Santos vencem na Copa SP
Próximo Texto: Zagallo vai convocar a 'força máxima'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.