São Paulo, sexta-feira, 17 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Os Babacas" tenta ridicularizar estereótipos

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

Em um cenário mais artificial que os de desenho animado, a família Stupid tem um grave desafio: descobrir quem rouba o lixo da sua casa.
O chefe do insólito clã, Stanley Stupid (Tom Arnold), parte então para uma missão cercada de perigos e mistérios e descobre (que astúcia!) que o autor dos roubos é a empresa de coleta de lixo.
Persegue o caminhão e encontra a confusão que tanto buscava. No lixão da cidade, o Exército contrabandeia armas para traficantes.
Stanley relaciona o tráfico de armas com atividades supostamente criminosas de um certo Mr. Sender (sr. remetente), que recebia diversas cartas na época em que trabalhava nos Correios da cidade.
Stanley já havia denunciado o "esquema" aos seus superiores, mas foi demitido sem explicações. Desde então, convenceu-se que era perseguido porque sabia demais.
Então, no combate a Mr. Sender, entra em ação Joan -a mamãe Stupid- e seus rebentos, Buster e Petunia, tão idiotas quanto os pais.
Joan disfarça-se com perucas, entra em uma redação de jornal e consegue desativar todo o sistema de computadores da empresa.
Stanley, após explodir um tanque de guerra do Exército, entra em uma emissora de TV, acaba sendo entrevistado e fazendo shows musicais, enquanto a alta cúpula militar aciona todos os seus soldados em um último esforço para detê-lo.
O figurino capricha em mostrar a irrealidade da história, com os personagens parecendo que foram feitos de açúcar-de-confeiteiro, tamanho o colorido e os babados.
Mas Tom Arnold não consegue fazer rir nem nos momentos mais hilariantes da história.
As únicas -e fracas- risadas vêm da atuação de Christopher Lee, que, interpretando Mr. Sender, satiriza com competência o estereótipo dos vilões cinematográficos.
Outra tentativa de sátira vem dos diálogos -recheados de chavões como "então, isto é o céu" ou "um passo em falso e nós morremos"-, mas eles não conseguem mais do que criar uma condescendência temporária do espectador com as babaquices do filme.
Mesmo para quem adora besteirol (e só esses vão suportar uma hora e meia de tanta bobagem), "Os Babacas" ainda periga ser bem frustrante.

Filme: Os Babacas
Produção: EUA, 1996
Direção: John Landis
Com: Tom Arnold, Jessica Lundy, Bug Hall, Alex McKenna, Christopher Lee
Quando: a partir de hoje nos cines Marabá, Santana, Liberty, Iguatemi 2 e circuito

Texto Anterior: D.R.I. traz "crossover" sujo e imbecil
Próximo Texto: "Balto" se encontra entre o lobo e o cão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.