São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Jogando na divisão; Ficando parecidos; Subindo o preço; Aposta de risco; Acordo iminente; Farsa sindical; Desenvoltura precoce; Guerra pesada; Poder de fogo; Preocupação afastada; Agora vai; Querendo se cacifar; Quem é quem; Bíblia estatística; Fim da novela

Jogando na divisão
A estratégia do PFL é forçar uma decisão sobre reeleição o mais rápido possível. Para isso, lidera a manobra para tentar votar a emenda na quarta. Pretende esfacelar o PMDB, negociando com cada grupo do partido.

Ficando parecidos
Quem esteve com Sarney recentemente diz que ele está alegríssimo. Especula-se que o motivo é a dificuldade de FHC, que estaria dando à reeleição o mesmo carimbo da luta por cinco anos de mandato de Sarney.

Subindo o preço
Circula na Câmara mais uma exigência de Newton Cardoso para aprovar a reeleição: o fim do segundo turno nas eleições para governador. Ele avalia que, sem isso, dificilmente conseguiria voltar ao governo mineiro.

Aposta de risco
O PPB trabalha com a hipótese de que Luís Eduardo não deixará Wilson Campos (PSDB) concorrer à presidência da Câmara. E conta com a migração dos votos dos apoiadores do tucano, e do próprio, para Prisco Viana.

Acordo iminente
Foi superada a resistência da pedetista Júnia Marise (MG) para a formação do bloco de esquerda PT-PSB-PDT no Senado.

Farsa sindical
Piada que corre nos meios sindicais pró-reeleição: "Você sabe por que o PT é contra a reeleição? É porque eles estão acostumados com ela nos sindicatos e conhecem de perto o uso da máquina oficial nas campanhas".

Desenvoltura precoce
Historinha que está sendo espalhada por Sarney: segundos após sua filiação ao PFL, Gilberto Miranda (AM) segurou o braço de Hugo Napoleão (PI) e disse: "Precisamos articular sua recondução à liderança do PFL".

Guerra pesada
O paulista José Aristodemo Pinotti (PMDB) elaborou com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e entidades similares proposta para apresentar ao substitutivo de Paes Landim (PFL-PI) sobre planos de saúde.

Poder de fogo
Pelo relatório final do Orçamento de 97, de Carlos Bezerra (PMDB-MT), o Planejamento passa de quinto para o segundo ministério com mais verbas para investimentos. Vai ficar atrás somente da pasta dos Transportes.

Preocupação afastada
Maluf recebeu pesquisa sobre o que os paulistanos pensam da cirurgia em que extraiu câncer de próstata: 88,25% acham que a candidatura presidencial não será afetada, 5,28% avaliam que atrapalha e 6,47% não responderam ou não souberam julgar.

Agora vai
A bancada de deputados do PT janta na quarta na casa de Prisco Viana (PPB-BA), candidato à presidência da Câmara. A reunião está sendo organizada por Sérgio Carneiro (PDT-BA).

Querendo se cacifar
Oscar Andrade (PMDB-RO) diz que foi procurado pelo líder Inocêncio Oliveira com um convite para ingressar no PFL. Afirma que a razão é a especulação de que Clésio Andrade, seu irmão, estaria cotado para ser ministro dos Transportes.

Quem é quem
O Seade está lançando a nova edição da Relação de Nomes, Cargos e Endereços com 5.465 cargos de até terceiro escalão da administração paulista. Há também dados dos prefeitos eleitos no Estado em 96 e dos presidentes das câmaras municipais.

Bíblia estatística
O Ibope e o Cepac desenvolveram um índice para avaliar a qualidade das administrações municipais. Ele é composto por pesquisa de opinião, pesquisa com usuários de serviços públicos e uma avaliação de desempenho financeiro da prefeitura.

Fim da novela
O IBGE divulga dia 21, terça, inclusive pela Internet, os números nacionais do minicenso de 96. Divulga também pela primeira vez os dados referentes a São Paulo e Rio de Janeiro.

TIROTEIO
Do líder do PL, Valdemar Costa Neto (SP), inimigo do ministro das Comunicações, Sérgio Motta, sobre a anunciada intenção do governo de votar a reeleição na próxima semana:
- Os governistas se animaram com a vitória na comissão especial na quarta passada. Isso só ocorreu porque o Serjão ficou à margem das negociações. Mas o ministro já está articulando a votação no plenário, o que vai garantir a derrota de FHC.

E-mail:painel@uol.com.br

Próximo Texto: O máximo da mineirice
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.