São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seleção do Videobrasil vai ao exterior

FERNANDO OLIVA
DA REDAÇÃO

Os contatos estrangeiros feitos pela produção do 11º Videobrasil já estão rendendo frutos de qualidade. A partir de maio, uma seleção com sete produções nacionais apresentadas no último festival vai viajar pelo mundo.
O projeto, chamado "Itinerância Videobrasil 1997", leva vídeos brasileiros às cidades de Osnabrück (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Londres (Inglaterra), Tóquio (Japão), Santiago (Chile), Bourges (França) e Ouagadougou (Burkina Faso).
Além dos três vencedores da mostra competitiva do festival, a curadoria da mostra selecionou outras quatro produções. "Ogodô Ano 2000", de Marcondes Dourado, "O Fim da Viagem" (Carlos Nader) e "Adeus, América" (Patrícia Moran) foram os três primeiros colocados do ano passado.
Viajam também "O Menino, a Favela e as Tampas de Panela" (Cao Hamburguer), "15 Filhos" (Maria Oliveira e Marta Nehring), "Cadê o Tempo" (Aggêo Simões e Mônica Toledo) e "The Bodymen Lost in Heaven" (Luiz Duva).
A primeira cidade que recebe a produção brasileira em videoarte é Osnabrück, na Alemanha. O European Media Art Festival acontece de 7 a 11 de maio. Em setembro, de 12 a 17, é a vez de Amsterdã (Holanda), na 15ª edição do World Wide Video Festival.
Os vídeos vão a Santiago do Chile em outubro, mês da 3ª Bienal de Vídeo de Santiago. De volta à Europa em março de 1988, a seleção nacional será apresentada em Londres, na programação do Pandemonium, festival organizado pelo Electronic Arts Intermix.
Solange Farkas, diretora do Videobrasil, vai apresentar informalmente parte do programa no Festival Panafricano de Cinema e Vídeo, na cidade africana de Ouagadougou, em Burkina Faso, no final de fevereiro. O mesmo acontece na francesa Bourges, em maio, no Festival de Bandits-Mages.
O Brasil também poderá assistir à amostra do festival. A partir de março, unidades do Sesc em todo Brasil recebem 48 vídeos de várias partes do mundo divididos em três programas: "Mostra dos Vencedores do 11º Videobrasil", "Mostra Olhares do Sul" e "Retrospectiva Videobrasil".

Texto Anterior: "Jô Onze e Meia" estréia em Portugal
Próximo Texto: 'Esquecidos' ainda têm obras na Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.