São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inglaterra faz homenagem a Peter Blake

LUCIA MARTINS
DE LONDRES

O designer de um dos álbuns mais conhecidos dos Beatles ("Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band") e um dos mais famosos membros da arte pop britânica, Peter Blake, ganha uma mostra própria em Manchester, na Inglaterra.
O nome da exposição -"Now We Are 64"- faz uma brincadeira com a música homônima do quarteto inglês e comemora o aniversário de 64 anos do artista.
"A idéia foi mostrar, como diz a música dos Beatles, o que Peter Blake tem a dizer aos 64 anos", disse Penny Hamilton, uma das responsável pela mostra.
Estilos diferentes
Como a maior parte dos artistas pop de sua geração, Blake ficou famoso por misturar, em seus trabalhos, diferentes estilos, como fotografias, anúncios em revistas e pintura clássica.
Em 1994, ele foi escolhido o terceiro artista associado da National Gallery -uma espécie de membro perpétuo da galeria.
As obras incluem trabalhos de Blake que vão dos anos 50 -"Siriol, She-Devil of Naked Madness" (Siriol, a Diaba da Loucura Nua)- à década de 80, como o "The Meeting" (O Encontro).
A mostra acontece na Whitworth Galeria de Arte (Universidade de Manchester, na Inglaterra) até o dia 9 de março, e a entrada é gratuita.
Outra curiosidade da exibição é a homenagem à macaca Cheeta, do filme "Tarzan". São exibidos o quadro dela pintado por Blake em 1964, "The Tarzan Family in The Roxy Cinema in New York" (A Família Tarzan no Cinema Roxy de Nova York) e outras "pinturas" feitas pela própria macaca durante sua aposentadoria das telas do cinema.
Cheeta morreu em dezembro do ano passado, em Hollywood, também aos 64 anos.
Catálogo
Há ainda "The Venuses' Outing to Weymouth" (uma brincadeira com uma pintura de Constable) e vários quadros de Peter Blake pertencentes ao acervo da National Gallery, como, por exemplo, a série recém-terminada "Madonna of Venice Beach".
Durante a exibição, um catálogo com as obras de Peter Blake é distribuído e ensaios sobre o artista são lidos em voz alta.
Um vídeo sobre Blake -que pode ser comprado nas lojas da universidade- também é mostrado gratuitamente no Sunley Room Cinema.

A mostra "Now We Are 64" está sendo exibida na galeria de arte Whitworth (Universidade de Manchester, Oxford Road, Manchester, Inglaterra) até o dia 9 de março. A entrada é gratuita, e a galeria fica aberta das 10h às 17h (segunda a sábado), e das 14h às 17h (domingo)

Texto Anterior: Carreira como cineasta influenciou exposição
Próximo Texto: Mês Teatral exibe 16 peças por R$ 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.