São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carreira como cineasta influenciou exposição

BETINA BERNARDES
DE PARIS RICARDO

Nauenberg estava na Califórnia quando recebeu o convite para montar a exposição de Cardin em São Paulo.
"Minha primeira reação, quando fizeram a proposta, foi pensar: de novo essa história de exposição", conta. Depois, o lado de diretor de ficção falou mais alto.
"Percebi que poderia ser muito interessante passar uma tarde ouvindo as histórias de uma figura com uma experiência de vida tão intensa e que se relacionou de uma outra forma com alguns mitos."
"Uma exposição é como um filme. Conta-se uma história, a única diferença é que, em vez de assistir algo projetado, você anda por essa história, mas há a mesma construção de cenários, desenvolvimento de iluminação, roteiro."
Isso tudo com uma vantagem, segundo Nauenberg. No cinema, tanto a montagem quanto o olhar da câmera são um privilégio do diretor. O espectador vê algo que está sendo contado por meio dos olhos de uma outra pessoa. A exposição seria um filme mais democrático.
A incógnita era saber como Cardin reagiria à inovação montada em São Paulo. "A reação dele logo na entrada foi interessante. Quando viu aquele espaço branco só com silhuetas, ele falou, afinal de contas, o que é isso aqui, é a vida ou é a morte?"
No fim do passeio de três horas e meia pela mostra, ele convidou Nauenberg para levar aquele formato para outras cidades do mundo onde ela fosse montada.
Agora, o diretor divide os projetos de sua empresa, a Indústria Imaginária, com as exposições de Cardin.
A firma foi montada depois que Nauenberg deixou o Departamento de Multimídia da Rede Globo, onde trabalhou por oito anos.
"Eu achei que estava ficando velho, sob ponto de vista artístico, e saí para fazer coisas mais estimulantes."
A empresa faz design, projetos gráficos, programação visual de TV. Para este ano, ele planeja filmar um longa-metragem, mas ainda mantém o assunto sob sigilo.
(BB)

Texto Anterior: Brasileiro realiza mostra para Cardin
Próximo Texto: Inglaterra faz homenagem a Peter Blake
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.