São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997 |
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PSDB e PFL usaram o horário gratuito
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
Durante cinco dias, os partidos usaram o tempo gratuito; nos outros cinco, pagaram pela colocação dos anúncios. Segundo três publicitários consultados, os custos de veiculação da campanha durante esses dias e os gastos com a produção dos cinco filmes para TV e outdoors chegam próximo de R$ 2 milhões, o valor que os partidos dizem que estão bancando. Ou seja, a partir de hoje ou amanhã, PFL e PSDB terão de aumentar as verbas destinadas para a campanha se decidirem continuar com ela. Em média, de acordo com duas emissoras de TV ouvidas ontem, a campanha da reeleição colocou quatro anúncios nos sábados e domingos e três anúncios nos outros dias em cada emissora. O custo de veiculação de anúncios varia muito, conforme a emissora e o horário. Na Rede Globo, durante o "Jornal Nacional", um anúncio de 30 segundos custa cerca de R$ 90 mil; durante a principal novela, "O Rei do Gado", R$ 83 mil. A veiculação de três filmes durante esses programas custaria cerca de R$ 260 mil por dia. Os anúncios da reeleição não aparecem, porém, só nesses horários, mais caros, e em outras emissoras o custo é muito mais baixo. No SBT, por exemplo, os preços no chamado horário nobre, entre 19 e 22 horas, são de R$ 25 mil a R$ 26 mil e na Record, de R$ 5,8 mil. Esses são os preços oficiais, mas em geral as TVs concedem desconto quando o anunciante vai investir um valor alto, como é o caso da campanha da reeleição. No mercado publicitário, considera-se que o desconto dado aos partidos tenha sido de 10% a 15%. Cada partido (que tenha tido pelo menos 5% de votos em um terço dos Estados nas eleições para a Câmara) tem direito a 40 minutos gratuitos para divulgação em TV e rádio. Além disso, os partidos têm direito a duas transmissões de programas de 20 minutos por ano. Texto Anterior: Empresários e sindicatos pagam anúncio da reeleição Próximo Texto: Senadores do PMDB rejeitam votação na próxima semana Índice |
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