São Paulo, quinta-feira, 23 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo mantém redução nas taxas de juros para fevereiro

Medida contraria expectativa de freio na economia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo decidiu manter em fevereiro a trajetória de redução das taxas de juros, apesar do resultado negativo na balança comercial (importações maiores que as exportações).
O Copom (Comitê de Política Monetária) promoveu ontem nova redução nas taxas dos empréstimos de assistência de liquidez aos bancos, que baliza os juros cobrados em toda a economia.
A TBAN (Taxa de Assistência do Banco Central) caiu de 1,88%, em janeiro, para 1,84%, em fevereiro. A TBC (Taxa do Banco Central) foi reduzida de 1,7% para 1,66%.
As duas taxas são usadas em empréstimos que o BC faz aos bancos quando eles têm problemas para fechar o caixa no fim do dia.
A diferença é que os empréstimos que usam a TBAN cobram taxas punitivas, pois as garantias exigidas pelo BC são menores.
As taxas foram reduzidas em 0,04 ponto percentual em fevereiro. Mantendo o mesmo ritmo de queda dos meses anteriores.
Com a nova queda nos juros, o Copom contrariou, pelo menos por enquanto, a expectativa de que o governo vá colocar um freio na economia para estancar os déficits na balança comercial.
Quando os juros sobem, cai o ritmo de crescimento da economia -que, por sua vez, provoca redução das importações e crescimento das exportações.
A manutenção da trajetória declinante dos juros já havia sido anunciada anteontem pelo ministro Pedro Malan (Fazenda).

Texto Anterior: PR estuda sistema próprio para integrar ICMS a imposto único
Próximo Texto: Brasil e Uruguai vivem 'conflito de BCs'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.