São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placar mostra 222 votos a favor

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo precisa de quase todos os deputados que se declararam indecisos e dos que se recusaram a responder levantamento da Folha para atingir 308 votos e aprovar a emenda da reeleição.
Declararam-se indecisos 77 deputados e 12 recusaram-se a responder -ao todo, 89. Para aprovar a emenda, seria necessário convencer a 86 a votar a favor.
Um único deputado disse que pretende se abster: Wilson Campos (PSDB-PE), que é candidato à presidência da Câmara sem apoio de seu partido e do governo.
Últimos contatos
A Folha publicou o primeiro levantamento no dia 10 de janeiro, com 93,8% dos deputados. Desde então, veio procurando os 32 deputados que não haviam sido encontrados. O último ouvido foi Rubens Cosac (PMDB-GO), que estava em viagem aos EUA para tratamento de saúde.
Os deputados favoráveis à emenda são 22 a mais do que no primeiro levantamento. Esse número inclui também deputados que mudaram de opinião no intervalo de duas semanas.
A Folha está procurando constantemente os deputados indecisos e os que não quiseram declarar seu voto. Alguns procuraram o jornal por iniciativa própria para comunicar alterações.
Fernando Gabeira (PV-RJ) era indeciso e agora aparece como favorável. "Eu já era a favor da reeleição, mas não queria declarar o voto para reforçar o referendo, fazendo o governo pensar que a aprovação está mais difícil."
Celso Russomanno (PSDB-SP) não queria declarar o voto porque é "por princípio" contra a publicação de quadros com a opinião de parlamentares. "Eles são utilizados muitas vezes para a produção de dossiês contra os deputados."
Russomanno disse que é favorável à reeleição porque considera um direito do eleitor. "Por que impedir a população de escolher determinada pessoa?"
Koyu Iha (PSDB-SP) disse que mudou seu voto de contra para a favor da reeleição por fidelidade ao partido. "Continuo achando que já, para o Fernando Henrique Cardoso, é casuísmo."
Ele nega que tenha sido pressionado líderes do PSDB. "Acontece que antes a posição não era fechada e agora é."
Indecisos
O PPB, do ex-prefeito Paulo Maluf, é o partido que tem mais deputados indecisos (19), seguido do PFL (18), e do PMDB (16).
O maior número de favoráveis (71) está no PSDB, seguido do PFL (66) e do PMDB (48).

Confira o placar da reeleição na Câmara à pág. 1-6

Texto Anterior: Prisco recebe apoio da esquerda
Próximo Texto: Iris ameaça vetar emenda para manter união do PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.