São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bailey se diz o mais veloz do planeta

Recordista corre em Manaus

EDGARD ALVES
ENVIADO ESPECIAL A MANAUS

O campeão mundial e olímpico e recordista mundial dos 100 m rasos, o jamaicano naturalizado canadense Donovan Bailey, que corre hoje no 2º Meeting de Manaus (AM), não tem dúvidas de que é o homem mais rápido do mundo.
Ontem, ele refutou a tese de que o duelo nos 150 m que terá em 31 de maio, em Toronto, com o norte-americano Michael Johnson -ouro nos 200 (e recordista mundial com 19s32) e 400 m na Olimpíada de Atlanta-, servirá para apontar o mais veloz do planeta.
"Sou o mais rápido. Esse desafio não é para apontar o mais rápido. Os norte-americanos não se conformam em serem os segundos. O duelo é para a mídia", declarou.
Bailey, que cravou o recorde mundial do 100 m (9s84) nos Jogos de Atlanta, em julho último, participa hoje de uma prova especial, não convencional sob céu aberto, de apenas 60 m.
Na verdade, existem provas regulamentares nessa distância, mas em recinto fechado (indoor), disputadas normalmente em locais onde o inverno é rigoroso.
"Estou me preparando para os 100 m e o revezamento 4x100 m do Mundial de agosto em Atenas. Sei que posso melhorar a marca."
O próprio recordista indica que basta ele correr melhor os primeiros e últimos 30 metros.
"Não fui bem na partida e no final em Atlanta. Percebi que poderia ter dado mais", disse.
Bailey tem treinado no Texas (centro-sul dos EUA), por causa da temperatura, bem mais quente do que no Canadá, no momento.
Na prova de hoje, às 20h (22h de Brasília), as previsões apontam calor em torno de 27 graus e umidade do ar de 90%, sem chuva.
"Calor não me assusta. Nasci na Jamaica", respondeu.
Bailey tem esta noite entre seus adversários o quarteto brasileiro -Arnaldo de Oliveira, Róbson Caetano, Édson Ribeiro e André Domingos- que conquistou o bronze no revezamento 4x100 na Olimpíada de Atlanta, com 38s41.
A medalha de ouro ficou com o Canadá (37s69) e a de prata, com os EUA (38s05).
Dezoito provas estão programadas para hoje, no Centro Olímpico de Manaus, a partir das 17h30.
Participam ainda atletas da Argentina, Equador, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Panamá e Guiana.

Texto Anterior: Nos pênaltis, São Paulo derrota Fluminense e vai às semifinais
Próximo Texto: Atleta lembra país nativo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.