São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chefs criam pratos para Mõet & Chandon

JORGE CARRARA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Mais uma vez bom vinho e alta gastronomia vão andar de mãos dadas. Desta vez, pelo lançamento do champanhe Mõet & Chandon Brut Imperial 90, que dá início ao Afinidades Gastronômicas.
O projeto reúne oito chefs -e seus sommeliers- de alguns dos melhores restaurantes da cidade. Emmanuel Bassoleil (Roanne), Laurent Suaudeau (Laurent), Luciano Boseggia (Fasano), Giancarlo Bolla (La Tambouille), Eric Jacquin (Le Coq Hardy), Massimo Ferrari (Massimo), Sergio Arno (La Vecchia Cucina) e Hamilton Mellão (Mellão) foram convidados a criar pratos que combinem com o Brut Imperial 90.
A idéia, segundo Dávide Marcovitch, diretor da M. Chandon, é reverter o critério habitual, no qual o sommelier escolhe o vinho mais apropriado para escoltar determinada comida. O projeto pretende estimular a criação de pratos que já nasçam em harmonia com a personalidade da bebida.
Após o período de desenvolvimento e testes, os primeiros resultados devem chegar ao público na segunda quinzena de março, quando o prato criado por cada chef estará disponível para degustação nos restaurantes -acompanhado, é claro, do Brut 90.
Na mesma época começará a ser distribuído nos pontos de venda do champanhe (e em restaurantes) um folheto com as receitas desenvolvidas para o evento. Essas podem ser recriadas em casa até nos detalhes de montagem do prato, já que trará reproduções realizadas pela ilustradora suíça Raffaella Perucchi.
O Mõet Chandon Brut Imperial 90 estará a venda nas lojas de bebidas da cidade a um preço aproximado de R$ 70.
Melhor safra
Os chefs têm como fonte de inspiração um champanhe de uma das mais renomadas casas francesas e oriundo de uma das melhores safras das últimas décadas. Em 1990 o clima brindou a região de Champagne (norte da França) com uma colheita de uvas sadias e bem maduras.
As marcas de um bom ano afloram no Brut Imperial Millésime 1990 tanto na sua bela estrutura (complementada pela textura dada pelas suas bolhas finas), como no paladar bem equilibrado entre o seu conteúdo de fruta (cítrica), álcool e acidez.

Texto Anterior: GNT traz pratos de seis países
Próximo Texto: Itália 1; Itália 2; Best Buy; Rosé 1; Rosé 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.