São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GNT traz pratos de seis países

JOSIMAR MELO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Se a mãe África precisasse de um nome e uma cara humana nos dias de hoje, eles certamente poderiam ser os de Dorinda Hafner. É ela a apresentadora e co-autora da série "A Taste of Africa", que a GNT apresenta em capítulos a partir do dia 28. Gorda, alegre, negra e colorida, seus olhos brilham diante das díspares iguarias que vai desfilando.
Hafner une uma grande desenvoltura diante das câmeras à familiaridade com a gastronomia. E encarna bem, na própria pele, seu papel de guia pelos sabores da África, em seis países de diferentes regiões do continente.
Mostra em primeiro lugar que, embora existam traços comuns entre eles, não cabe uma visão estereotipada de que o continente inteiro seja igual -seja na cor da pele, na cultura em geral ou na comida em particular.
Se há similitudes em alguns alimentos básicos, como o pão (que em seu formato redondo e chato parece estar em toda parte), há disparidades importantes de ingredientes e preparo dos pratos.
No tempo de cada programa, meia hora, ficaria difícil traçar uma radiografia detalhada da comida de cada país.
Principalmente porque, usando bem os recursos da linguagem televisiva, o programa se distrai em pinceladas da paisagem, da cultura, da música. Sempre que pode, Hafner dá um jeito de dançar num terreiro, papear num mercado, fazer um pouco de turismo.
Mesmo com essa superficialidade, é possível aprender bastante com "A Taste of Africa". Ver como se faz cuscuz e tagine (em panelas de barro) no Marrocos, a habilidade do fritador de falafel no Egito, ou descobrir que as delicadas flores de abóbora consumidas com reverência na Itália são também muito prezadas no Zimbábue -eventualmente acompanhando um bom filé de crocodilo.
(JM)

Programa: A Taste of Africa
Onde: GNT
Quando: terças, 20h30 (reprise às quartas, 8h e 15h30, e quintas, 2h30)
Temas: 28/1 (Zimbábue), 4/2 (Marrocos), 11/2 (Egito), 18/2 (Tanzânia), 25/2 (Mali) e 4/3 (Gana)

Texto Anterior: São Paulo descobre comida africana
Próximo Texto: Chefs criam pratos para Mõet & Chandon
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.