São Paulo, sexta-feira, 24 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu que expôs 'Evita' fala em retratação

Libb pediu catálogo à Sotheby's

EDIANA BALLERONI
ESPECIAL PARA A FOLHA, EM MIAMI

O diretor do Museu de Artes e Ciências de Daytona Beach, Gary Libby, disse ontem à Folha que já solicitou à Sotheby's o catálogo em que a obra de Portinari retratando a nora de Rui Barbosa aparece.
"Se for o mesmo quadro, emitirei um comunicado imediatamente. Eu sempre disse que havia a possibilidade de a pessoa retratada não ser Eva Duarte."
O museu expôs a obra como sendo um retrato de Evita quando não tinha certeza disso. A Folha publicou ontem um fax do documento que registra a entrada do quadro de Portinari no acervo do museu. Sob o item "appearance" (aparência), consta o nome de Eva Duarte seguido de uma interrogação. O catalogador, portanto, não tinha certeza de quem se tratava.
O nome de Eva Duarte aparece em uma nota a lápis escrita na moldura, segundo o documento.
Libby disse que entrou em contato com a representante da Sotheby's em Miami, Vivian Pfiffer.
A Folha conversou com Pfiffer. Ela afirmou que recebeu um slide do quadro, enviado pelo museu.
"Aparentemente, trata-se do mesmo quadro que foi a leilão na Sotheby's, em 1987. Mas só poderia confirmar vendo a pintura ao vivo", disse ela.
Libby disse que não falou com João Portinari, diretor do Projeto Portinari, sobre a possibilidade do quadro ser o retrato da nora de Rui Barbosa.

Texto Anterior: Brasileiros chegam ao Reino Unido
Próximo Texto: "O Sonho Não Acabou" é o que Tom Hanks fez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.