São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Martina Hingis, 16, conquista a Austrália

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A suíça Martina Hingis, 16 anos e 3 meses, venceu ontem a final do Aberto da Austrália e se tornou a mais jovem atleta a conquistar um torneio de Grand Slam.
A conquista e o recorde vieram com uma vitória sobre a francesa Mary Pierce, por 2 a 0 (6/2, 6/2). No primeiro set, a suíça chegou a ter uma vantagem de 5 a 0.
A supremacia de Hingis se constata também no tempo de duração da partida: 59 minutos.
O recorde anterior era da norte-americana Monica Seles, que em 1990 venceu Roland Garros (França) com 16 anos e 6 meses.
O Grand Slam é o conjunto dos quatro torneios de tênis mais importantes, os Abertos da Austrália, dos EUA, da França e de Wimbledon, na Inglaterra.
Apesar da facilidade com que venceu a final, a conquista de Hingis pode ser considerada uma zebra, já que, além de Pierce, 22, já ter vencido esse torneio em 95, havia derrotado sua adversária nas três vezes em que se enfrentaram, sem perder nenhum set.
Em 94, Pierce venceu em Zurique, na Suíça, por 6/4 e 6/0. No ano seguinte, a vitória veio com um duplo 6/0, no Canadá e, no ano passado, em Hamburgo, na Alemanha, com 7/6 (7/5) e 6/2.
Além do calor australiano, Hingis, 1,67 m, teve que superar o 1,80 m e a maior experiência de sua adversária, que já venceu sete torneios enquanto o recorde de Hingis é apenas sua quarta conquista.
Apesar da menor idade, até esta vitória, Pierce era a número quatro do ranking feminino, enquanto Pierce tinha a 22ª colocação.
O ano começa de forma espetacular para Hingis, que anteontem venceu também a final de duplas femininas. Ao lado da bielo-russa Natasha Zvereva derrotou as norte-americanas Lindsay Davenport e Lisa Raymond, por 6/2 e 6/2.
Apesar da nacionalidade suíça, Hingis nasceu em Kosice, na Tcheco-Eslováquia, e joga desde os três anos, quando era treinada pela mãe, a ex-tenista Melanie Zogg.

Texto Anterior: Mulheres em campo
Próximo Texto: Super Bowl tenta ser um jogo 'para valer'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.