São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É possível produzir água em laboratório?

Luiza M. Martins, Curitiba, PR
Paulo Sérgio Santos, do Instituto de Química da USP, responde:
"Sim. A partir de uma mistura dos gases hidrogênio e oxigênio, e na presença de uma catalisador ou de uma descarga elétrica, produz-se uma reação explosiva e altamente energética, cujo produto final é vapor de água.
"Catalisador é uma substância que, embora não participe diretamente da reação, é capaz de aumentar a sua velocidade.
"O vapor de água pode ser condensado em água líquida.
"É interessante notar, entretanto, que embora possa se fazer água líquida em laboratório, na prática é a reação inversa que interessa, isto é, a quebra da água em seus componentes hidrogênio o oxigênio. O hidrogênio produzido a partir da água é tido como o combustível do futuro, por ser não poluente."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Pesquisador descobre tratamento que lança esperança na luta contra a Aids
Próximo Texto: ALTITUDE E UNHAS; TABACO; PRÊMIO; MEDICINA; FIM DO MUNDO; BOTÂNICA 1; BOTÂNICA 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.