São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRASH

DA REDAÇÃO

O escândalo de "Crash" teve início no ano passado, durante o Festival de Cannes. O filme provocou repulsa em parte da platéia, que considerou pornográfica esta história ao mesmo tempo fantástica e hiper-realista de um grupo de ex-acidentados que busca o prazer em batidas de carros e em automóveis destruídos. Mesmo dividido, o júri de Cannes -presidido por Francis Coppola- agraciou o filme com um prêmio especial "por sua originalidade, ousadia e inventividade".
Desde então, "Crash", baseado no romance de J.G. Ballard, divide as platéias, irrita os conservadores e entusiasma a crítica de cinema. Em Londres, chegou a ter sua exibição vetada em algumas salas. Nos EUA, o magnata Ted Turner, dono da distribuidora do filme no país, tentou boicotar seu lançamento (agora previsto para março) por considerá-lo "doente".
"Crash", 12º longa-metragem do diretor canadense David Cronenberg, é um dos filmes recentes mais incômodos do cinema, da mesma linhagem de "O Último Tango em Paris", "O Império dos Sentidos" e "Je Vous Salue Marie".

Texto Anterior: A necessidade atual da inútil poesia
Próximo Texto: Convite à comédia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.