São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para fofinhos e magrelas

RITA LOBO

Não importa se você quer emagrecer ou engordar: o ideal é não se preocupar com calorias
Um dos problemas de estar sempre ligado em se isso ou aquilo engorda é que as calorias ganham mais importância do que o sabor. E transformar o prazer de comer num ato matemático é mesmo triste. Isso vale para fofinhos que querem perder peso, mas também para magrelas que comem de tudo para engordar. O segundo caso é menos comum, portanto, nem tão falado, mas não menos importante.
Seja qual for a finalidade da dieta, antes de comprar kits e suplementos, comece a prestar mais atenção nos sabores, texturas e cores dos alimentos. Descubra quais são aqueles de que você realmente gosta; não é verdade que tudo que é bom engorda e muito menos que tudo que engorda é bom.
Escolhi duas receitas -nem preciso dizer qual se adapta melhor a cada grupo- ambas extremamente saborosas e fáceis de fazer. Mas o bom mesmo é não estar em dieta nenhuma e comer sem medo de ser feliz.

Musse de iogurte com perfume de laranja
. 200 g de iogurte desnatado de consistência firme
. 1 colher (sopa) de água de flor de laranjeira
. 1 colher (sopa) de Tal Qual ou mel
. 2 colheres (sopa) de gelatina sem sabor em pó
. 2 claras
. uma pitada de cremor de tártaro

Separe todos os ingredientes e deixe-os em temperatura ambiente. Dissolva a gelatina num pouquinho d'água morna. Misture bem o iogurte, o adoçante, a água de flor de laranjeira e bata a gelatina nessa mistura vigorosamente para não empelotar. Por último, bata as claras em neve com uma pitada de cremor de tártaro -mas cuidado para não bater demais, a musse perde a leveza. Misture 1/3 das claras no iogurte mexendo bem, e em seguida incorpore o restante rapidamente sem bater. Divida em duas porções e deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas. Decore com tirinhas de casca de laranja ou folhas de hortelã.

Musse de chocolate com perfume de laranja
. 120 g de chocolate meio amargo, picado em pedacinhos
. 4 ovos grandes
. 4 colheres (sopa) de Grand Marnier
. 1 pitada de cremor de tártaro

Usando como base uma panela com água fervendo, derreta o chocolate com o licor numa vasilha em banho-maria. Retire do fogo quando o chocolate estiver totalmente derretido. Deixe esfriar um pouco e acrescente as gemas. Bata muito bem, volte a vasilha para o banho-maria por um ou dois minutos (sem parar de bater) para que as gemas cozinhem. Reserve. Bata as claras em neve com uma pitada de cremor de tártaro. Misture 1/3 no chocolate e incorpore o restante delicadamente mas não vagarosamente. Divida em quatro porções e deixe na geladeira por, no mínimo, duas horas. Decore com açúcar de confeiteiro e chocolate ralado.

Texto Anterior: Escada rolante; Deleite virtual; Fecho ecler
Próximo Texto: Verão em excesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.