São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
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Expansão muda visual das franquias

ALEXANDRE LOURES
DA REPORTAGEM LOCAL

O conceito de franquias é novo no Brasil, mas já cresceu o suficiente para merecer, por parte das redes, uma cara nova.
Na maioria das franquias, o crescimento dos negócios foi acompanhado por uma evolução visual.
Segundo Ucho Carvalho, designer, a loja e o produto devem ter a cara do consumidor. Para isso, explica, é necessário determinar com precisão o público-alvo da empresa para definir uma linha visual.
A mudança do logotipo é uma das principais formas de mudar o aspecto de um produto para o seu consumidor.
Algumas empresas, como o Yázigi e a Vip Lavanderia, já trocaram de logotipos seis vezes. No caso do Yázigi, as mudanças definem as etapas de crescimento da rede.
Já a Vip Lavanderia realizou pequenas mudanças de estilo, mas manteve a linha original com predominância do vermelho.
Cores
Um fator muito importante na programação visual de uma empresa é a adequação das cores do logotipo ao ramo em que ela atua.
As redes de fast food, por exemplo, usam e abusam da cor amarela, que, segundo especialistas, induz fome.
A Cobra D'Água, confecção de roupas para prática de esportes, é um caso de empresa que mudou de cor para se identificar com seus clientes.
"O verde do logotipo original remete à calmaria. Por isso, trocamos essa cor pelo vermelho, que induz ação. Isso aproximou a marca do público que queremos atingir", afirma Lucas Vieira, proprietário da empresa.
Tendência
Além do uso do significado das cores, a simplificação no traço dos logotipos é uma tendência marcante na nova programação visual das franquias.
A explicação para a eliminação de detalhes na logomarca é que o grande número de informações dificulta a fixação da marca.
A Früzzi e a Amor aos Pedaços trocaram suas marcas repletas de nuances por outras de desenho simples e de fácil memorização (veja quadro ao lado).
Exterior
Algumas empresas estrangeiras também alteraram o seu visual. Elas que adoravam relacionar o produto com a história de sua criação também tiveram de mudar de cara para conquistar clientela.
O primeiro logotipo da Dunkin' Donuts trazia, entre outras coisas, a foto de seu criador.
O McDonald's não mudou de marca, mas o traço histórico está presente nos arcos que foram planejados inicialmente para a arquitetura das lojas da rede.

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