São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor de novela diz sofrer ameaças

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Faltando três semanas para o fim da novela "O Rei do Gado" -o último capítulo vai ao ar dia 14 de fevereiro-, o autor Benedito Ruy Barbosa revela que ainda sofre pressões de sem-terra e de fazendeiros.
O escritor afirma que retratar o conflito no campo foi o que lhe causou mais tensão em toda a trama das oito na Rede Globo.
"Foi a novela mais tensa que já fiz. Primeiro, adoeci, tive problemas de coluna, e atrasei os capítulos. E, por estar mexendo com os sem-terra, sempre andei na corda bamba, tentando conduzir a trama sem criar atritos", conta.
"Houve muita incompreensão. Eu recebi cartas de sem-terra elogiando a novela, dizendo que iria ajudar a causa deles. E recebi também cartas de sem-terra achando ruim, porque estava pregando a não-invasão de propriedades produtivas. E, de outro lado, recebi muitas cartas de fazendeiros, dizendo que eu estava incentivando a invasão de terra, quando fiz o contrário."
Barbosa afirma que foi muito criticado por fazendeiros pelas circunstâncias em que morreu o personagem senador Caxias (Carlos Vereza) -assassinado defendendo os sem-terra.
O autor diz que a doença e a tensão causada pela questão fundiária o exauriram. "Estou escrevendo os últimos 16 capítulos cambaleante", disse à Folha, na última terça-feira.
Para Barbosa, a questão da terra já está resolvida na trama. "Vou fechar a história dos sem-terra com a Chiquita (Arietha Corrêa)", adianta. "Mas acho que a novela já cumpriu a finalidade: pregou a mensagem de paz no campo ao mesmo tempo que mostrou que o problema é grave e tem de ser resolvido."
Barbosa faz mistério sobre o destino dos personagens da novela. Adianta apenas que o filho de Luana (Patrícia Pillar) e Bruno (Antonio Fagundes) vai se chamar Felipe Berdinazzi Mezenga, juntando os sobrenomes das famílias rivais.
O nome, registrado a contragosto por Bruno Mezenga, vai gerar o "maior bode" nos capítulos que vão ar nesta semana.
"O Geremias Berdinazzi (Raul Cortez) vai ficar louco da vida porque botaram o sobrenome dele na criança. E o Bruno também faz isso contrariado."
Nos últimos capítulos, Felipe irá sacramentar a paz entre as duas famílias, segundo o autor, que afirma que não haverá mais mortes na trama.
Barbosa diz que "O Rei do Gado" será sua última novela. "Depois que terminá-la, vou pescar. Quando voltar, vou fazer teatro e minisséries de poucos capítulos. Novela com duzentos e poucos capítulos 'never more' (nunca mais)", brinca.

Texto Anterior: SBT lança série educativa produzida na Austrália
Próximo Texto: Novo 'plim-plim' prega a vingança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.