São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Minissérie do Multishow mistura Carnaval e romance na Mangueira

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O processo carnavalesco -desde a escolha do samba-enredo até o desfile da escola campeã- serve de pano de fundo para o romance entre um empresário folião e uma pesquisadora que detesta o feriado em "Mangueira, Amor à Primeira Vista".
A minissérie -que o canal Multishow, da TV paga, apresenta em cinco capítulos de 3 a 7 de fevereiro às 21h30- mistura imagens do Carnaval de 96 da Mangueira a um caso de amor ficcional, vivido pelo casal Júlia Lemmertz e Alexandre Borges.
Realizado em película, o material inclui cenas de ensaio da bateria, confecção de fantasias, de alegorias, apuração de votos, além de depoimentos de personalidades da escola de samba, como dona Zica, dona Neuma, Xangô e Oswaldo Jardim. Ao todo, foram oito horas de filmagem.
"Nas últimas semanas, só filmamos as cenas com o casal. Fizemos planos fechados com os atores no Sambódromo e agora estamos editando o material", diz o diretor Marco Altberg, 43, que pretende transformar a série em longa-metragem.
Co-produzida pelo Multishow e pela M. Altberg Cinema e Vídeo, a minissérie custou R$ 500 mil. "As emissoras abertas ainda assumem uma postura refratária diante das produções independentes. Já os canais pagos abrem espaço", afirma Altberg.
Nos moldes de uma comédia romântica, o roteiro de "Mangueira, Amor à Primeira Vista" é assinado por Rosane Svartman e por Lulu Silva Telles -a partir do argumento de Wilson Cunha, diretor do canal Multishow (disponível nos pacotes Net e Multicanal).
A história começa quando Joana (Júlia Lemmertz), uma pesquisadora paulista, leva um "fora" do namorado. Detalhe: ela detesta Carnaval e ele desmancha o relacionamento justamente para poder cair na folia.
Desiludida, Joana acaba visitando uma amiga no Rio de Janeiro. Bombardeada pelos preparativos de Carnaval, a pesquisadora chega a acompanhar Luísa (vivida por Inês Galvão) até um ensaio da Mangueira.
Na quadra da escola, ela conhece o empresário Marcelo (Borges), um típico folião, que disputa uma vaga de tocador de tamborim na bateria. É nessa hora que o amor à primeira vista do título entra em ação.
"Joana faz a ligação entre a ficção e a realidade. Ela se apaixona pelo empresário e acaba se rendendo ao Carnaval. Passa a vivenciar o antes, o durante e o depois de um desfile", conta Altberg. "No final, a paixão pelo folião se confunde com a paixão pelo Carnaval. Não se sabe qual delas nasceu primeiro."

Texto Anterior: USA faz maratona de "Star Trek"
Próximo Texto: Atores desfilam este ano pela escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.