São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nome foi dado por espanhóis e veio da perna fina

DANIELA ROCHA
DA REPORTAGEM LOCAL

Piolim foi considerado um dos maiores palhaços do Brasil. Filho do fundador de circo Claudino Pinto, Abelardo Pinto praticamente nasceu no picadeiro, a 27 de março de 1897.
O início de sua carreira no circo, aos 7 anos, se deu com números de contorcionismo. Depois, experimentou de tudo: acrobacia, trapézio, equilibrismo.
Foi em 1917 que ele entrou em cena como palhaço, por acaso, substituindo o oficial do circo de seu pai. Improvisando um palhaço, Abelardo foi inicialmente batizado de Carequinha.
Piolim nasceu apenas em 1920, com o apelido que ganhou dos espanhóis do circo, por causa de suas pernas finas (piolim em espanhol quer dizer barbante fino).
Sua forma de se vestir era inovadora. Ele abandonou os exageros das roupas e da maquilagem, tradicionais dos palhaços europeus, e adotou o figurino das calças justas, paletó largo, imenso colarinho branco engomado, sapatos compridos, chapéu-coco e bengalinha.
Seu grande sonho era manter viva a arte do circo. Abelardo Pinto morreu em São Paulo, em 1973, de insuficiência cardíaca.
(DR)

Texto Anterior: Parlapatões celebram cem anos de Piolim
Próximo Texto: Texto inédito de Luiz Cabral lava todas as roupas sujas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.