São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresários fazem lobby no Congresso a favor da reeleição

DA REPORTAGEM LOCAL

Lideranças empresariais de vários setores da indústria e do comércio estiveram na Câmara dos Deputados, anteontem, para ajudar na conquista de votos a favor da emenda constitucional que permite a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso.
Partiram para o corpo-a-corpo direto com parlamentares, uma atividade até pouco tempo delegada apenas a seus assessores.
José Carlos Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Paraná e presidente do PFL no seu Estado, foi ao Congresso conquistar votos até o último momento.
"Os empresários sempre foram desunidos, mas as mudanças no mundo nos obrigaram a criar uma nova consciência, que nos faz participar abertamente do processo democrático de tomada de decisões", afirmou Carvalho.
"A pressão é o exercício legítimo da cidadania. A presença de cidadãos empresários no Congresso -como qualquer outro trabalhador-, num momento importante, é absolutamente legítima", disse Dagoberto Lima Godói, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
Godói participou, ontem, de reunião da Confederação Nacional da Indústria e chegou a Brasília depois de a emenda votada. Mas afirmou que, enquanto representante empresarial, tem conversado com parlamentares.
O presidente do grupo Bompreço, João Carlos Paes Mendonça, também esteve no Congresso. Disse que foi apenas cumprimentar amigos. "Faria o trabalho junto ao Congresso se fosse representante de classe. Hoje, as decisões importantes são tomadas pelo Congresso e não mais em gabinetes."
Paes Mendonça é um dos vários empresários que foram a Brasília participar de almoço do comitê empresarial permanente, no Itamaraty. A reunião teria coincidido com a votação da emenda.

Texto Anterior: A gangorra da reeleição
Próximo Texto: A revolução em marcha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.