São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que dizem os deputados que mudaram seu voto

Eram contra a emenda da reeleição, mas votaram a favor

. Chicão Brígido (PMDB-AC)*
"Votei a favor para ser bondoso com meu Estado. Se ficasse contra a reeleição, o Acre seria descriminado. Todo mundo sabe que quem fica com o governo tem todas as portas abertas. Até o Sérgio Motta ligou para o prefeito de Rio Branco cobrando da bancada do Acre o apoio à reeleição já"

. Osmir Lima (PFL-AC)*
"Mudei porque o meu Estado vem antes das minhas convicções pessoais e ideológicas. O governo se mostrou sensível às nossas reivindicações, principalmente à construção da BR-364, que ligará o Acre ao Pacífico e será a salvação econômica do Estado"

. Eraldo Trindade (PPB-AP)*
"Votei a favor porque fiz acordo com o governo que garantirá o emprego de 6.000 servidores públicos do Amapá que não tinham estabilidade. Conversei com os ministros Dornelles e Bresser e eles darão apoio à causa. Ontem (anteontem) pela manhã, o presidente deu sua garantia pessoal"

. João Thomé Mestrinho (PMDB-AM)*
"Os delegados do PMDB me procuraram e pediram para que eu votasse a favor. Fui gabinete do Michel Temer ontem (anteontem) às 14h e comuniquei que havia mudado de opinião e que votaria a favor da emenda"

. Benedito de Lira (PFL-AL)*
"Mudei devido a pedidos de amigos e do meu filho, que é vereador em Maceió pelo PSDB e está começando a carreira. A bancada do Estado se reuniu e decidiu votar em conjunto"

. Wigberto Tartuce (PPB-DF)*
"O presidente FHC fez um apelo pessoal ontem para que eu apoiasse a emenda. Por isso, mudei o voto"

. Tetê Bezerra (PMDB-MT)*
"Era contra, mas votei a favor porque recebi moção de 120 prefeitos do meu Estado pedindo que a reeleição fosse aprovada. O diretório regional do PMDB também era a favor da reeleição, e resolvi atender o pedido do Temer. Mas passei o fim-de-semana todo em dúvida"

. Dilso Sperafico (PMDB-MS)*
"A propaganda do governo na TV em favor da reeleição surtiu efeito. No fim de semana passado, percorri sete municípios do meu Estado e fui a várias festas, e todos criticavam minha opção de ser a favor da reeleição só para os próximos mandatários"

. Oscar Goldoni (PMDB-MS)*
"De sábado a segunda recebi 35 telefonemas, quase todos pedindo para que votasse a favor da reeleição. Eram pessoas dos mais variados níveis culturais eu era contra, mas o cargo pertence ao povo e tenho que votar do jeito que as pessoas querem"

. Raul Belém (PFL-MG)*
"Gostaria que fosse só para os próximos, mas como essa opção era inviável, decidi votar a favor. Não me sinto constrangido de ter aprovado a reeleição, apesar de ser amigo pessoal de Itamar Franco. Ele é ele e eu sou eu. Nos falamos hoje (ontem) por telefone e não houve constrangimento"

. Romel Anízio (PPB-MG)*
"Eu era a favor, mas votei contra na comissão por orientação do partido. Na semana passada, conversei com as bases e me convenci de que deveria aprovar a reeleição. Não fui procurado por ninguém do governo"

. Nilson Gibson (PSB-PE)*
"Eu votei a favor? Mas eu sou contra. Acho que votei errado ,mas não tinha nem reparado"

. Wilson Campos (PSDB-PE)*
"Iria me abster porque pensava que votaria a emenda já como presidente da Câmara, mas como foi antecipado para antes da eleição da mesa, votei com o partido"

. Renato Johnson (PTB-PR)*
"Em pesquisa, a gente responde cada hora de um jeito. Consultei minhas bases e elas eram a favor da reeleição. Já vinha votando com o governo há muito tempo e até decidi me filiar ao PSBD. Porque não poderia ficar num partido que é contra a reeleição se minhas bases são a favor. Não podia conviver eticamente com isso"

. Valdomiro Meger (PPB-PR)*
"Votei com o coração trespassado porque não gosto de ferir a orientação do partido, mas a minha própria reeleição estaria comprometida se votasse contra, porque todos os prefeitos que me apóiam pediram que eu votasse a favor"

Augusto Nardes (PPB-RS)*
"Enviei 1.842 questionários a prefeitos, vereadores e presidentes de diretórios do Estado, consultando sobre a reeleição. Recebi 640 respostas e 63% eram a favor da reeleição, 30%, contra, e 7%, indecisos. Não podia ignorar o desejo do povo gaúcho, que é muito participativo. Não tenho dinheiro para fazer campanha, dependo deles"

. Nelson Meurer (PPB-PR)*
"Já sou oposição ao governador e se me alinhar ao governo federal posso conseguir benefícios para os municípios da minha base no sudoeste do Paraná, como ampliação de escolas e postos de saúde. Também consultei as bases elas são favoráveis"

Paulo Lima (PFL-SP)*
"Era a favor da reeleição, mas só para os próximos governantes. Mas ouvi os prefeitos do oeste de São Paulo, que é a minha base eleitoral, e eles se disseram a favor da recandidatura já"

. Nelson Marquezelli (PTB-SP)*
"Mudei de opinião porque a maioria dos prefeitos da minha região é favorável à reeleição. E a gente depende das bases para se eleger"

. José Pinotti (PMDB-SP)**
"Eu havia dito que poderia mudar meu voto dependendo da conjuntura política. Se votasse contra a reeleição já, estaria favorecendo Paulo Maluf, que considero uma doença a ser erradicada"

*Havia dito que era a favor da reeleição só para os próximos governantes. Disseram o mesmo e votaram a favor da emenda: Zila Bezerra (PFL-AC), Talvane Albuquerque (PPB-AL), Leur Lomanto (PFL-BA), Simara Ellery (PMDB-BA), Etevalda Grassi de Menezes (PTB-ES), César Bandeira (PFL-MA), Magno Bacelar (PFL-MA), Pedro Novais (PMDB-MA), Remi Trinta (PMDB-MA), Francisco Horta (PL-MG), Leopoldo Bessone (PTB-MG), Wilson Braga (PDT-PB), Paulo Cordeiro (PTB-PR), Vicente André Gomes (PDT-PE), Ari Magalhães (PPB-PI), Júlio César (PFL-PI), Carlos Alberto Campista (s/partido-RJ), Eurico Miranda (PPB-RJ), José Egydio (PL-RJ), Augusto Viveiros (PFL-RN), Augusto Nardes (PPB-RS), Fetter Júnior (PPB-RS), Jair Soares (PFL-RS), Wilson Cignachi (PMDB-RS), Emerson Olavo Pires (PMDB-RO), Elton Rohnelt (PFL-RO), Francisco Rodrigues (PPB-RO), Robério Araújo (PPB-RO), Alceste Almeida (PPB-RR), Neuto do Conto (PMDB-SC), Carlos Nelson (PMDB-SP), Robson Tuma (PSL-SP), Carlos Magno (PFL-SE), José Teles (PPB-SE), Pedro Valadares (PSB-SE)

**Disseram que eram contra a reeleição, mas votaram a favor da emenda: Albérico Cordeiro (PTB-AL), Murilo Pinheiro (PFL-AP), Domingos Leonelli (PSDB-BA), João Leão (PSDB-BA), Nestor Duarte (PMDB-BA), Antônio dos Santos (PFL-CE), Leônidas Cristino (PSDB-CE), Luiz Buaiz (PL-ES), Luiz Durão (PDT-ES), Roberto Balestra (PPB-GO), Márcia Marinho (PSDB-MA), Mauro Fecury (PFL-MA), Welinton Fagundes (PL-MT), Genésio Bernardino (PMDB-MG), Hubo Rodrigues da Cunha (PFL-MG), João Magalhães (PMDB-MG), José Rezende (PPB-MG), Márcio Reinaldo Moreira (PPB-MG), Philemon Rodrigues (PPB-MG), Saraiva Felipe (PMDB-MG), Raimundo Santos (PFL-PA), Chico da Princesa (PTB-PR), Dilceu Sperafico (PPB-PR), José Janene (PPB-PR), Luciano Pizzato (PFL-PR), B. Sá (PSDB-PI), Ciro Nogueira (PFL-PI), Aldir Cabral (PFL-RJ), José da Paixão (PPB-RJ), Lima Netto (PFL-RJ), Osmar Leitão (PPB-RJ), Betinho Rosado (PFL-RJ), Cipriano Correia (PSDB-RN), Osvaldo Biolchi (PTB-RS), Confúcio Moura (PMDB-RO), Eurípedes Miranda (PDT-RO), Oscar Andrade (PMDB-RO), Ary Kara (PMDB-SP), Ayres da Cunha (PFL-SP), Jurandyr Paixão (PMDB-SP), Lamartine Posella (PPB-SP), Vadão Gomes (PPB-SP), Bosco França (PMN-SE), Wilson Cunha (PFL-SP), Antônio Jorge (PPB-TO), Darci Coelho (PPB-TO), João Ribeiro (PPB-TO), Osvaldo Reis (PPB-TO)

Texto Anterior: Deputados paulistas justificam troca de última hora
Próximo Texto: PDT expulsa Dante e quatro deputados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.