São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Veja como avaliar seu congressista

WILSON SILVEIRA
COORDENADOR DE EDIÇÃO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Neste caderno, você vai encontrar elementos objetivos que permitem julgar o trabalho dos deputados federais e senadores.
Quadro que começa na página 7 e termina na página 30 identifica cada um dos 513 deputados, mostra como votaram em seis projetos importantes, quantas faltas tiveram, quantos projetos apresentaram e, desses, quantos foram aprovados pelo plenário.
Nas páginas seguintes (31 a 35), o mesmo ocorre em relação aos senadores.
Tanto na Câmara quanto no Senado, os Estados estão em ordem alfabética, assim como os congressistas, em cada Estado.
Voto simbólico
A avaliação dos votos dos parlamentares em questões importantes foi prejudicada pelo uso cada vez mais frequente do chamado voto simbólico.
Nesse tipo de votação, que ocorre quando há acordo de líderes, o presidente da sessão diz: "Quem está de acordo permaneça como está. Aprovado".
Torna-se impossível, dessa forma, saber a posição de cada deputado ou senador sobre o projeto em pauta.
Para o Congresso, a vantagem do voto simbólico é que ele dispensa o quórum. Como os votos não são contados, ignora-se a necessidade de haver número suficiente no plenário.
Em termos de tempo, economiza apenas alguns minutos, já que a votação no painel eletrônico também é muito rápida.
Ex-deputados
A análise deste caderno se refere aos deputados que exerciam o mandato no final de 96. Alguns deles foiram eleitos e deixaram seus mandatos (veja lista à página 6).
Nesses casos, os telefones e faxes do quadro principal se referem aos seus substitutos, cujos nomes estão na primeira coluna do quadro.
Este caderno não trata dos períodos de convocação extraordinária de dezembro último e do início deste ano. As informações sobre faltas e votações se referem ao período de janeiro até o fim do ano legislativo ordinário, em 15 de dezembro.

Próximo Texto: As votações da Câmara; As votações do Senado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.