São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Adolescentes favelados têm altura abaixo da esperada

DA REPORTAGEM LOCAL

As precárias condições de vida, de saúde e de alimentação estão condenando adolescentes das favelas de São Paulo a crescerem menos do que poderiam. Cerca de 35% deles estão abaixo da estatura esperada para a idade.
A pesquisa foi feita com 95 meninos de 10 a 14 anos de três favelas da Vila Mariana, na zona sul.
"Cerca de 65% deles apresentavam estado nutricional alterado", diz Silvia Eloiza Priore, pós-graduanda da Escola Paulista de Medicina e autora da pesquisa. As principais alterações eram a baixa estatura e o baixo peso.
O estudo constatou que a maioria (64%) comia três vezes por dia e que a alimentação básica era o arroz, feijão, pão, doces e, com menor frequência, a carne.
"Apesar de não comerem frutas e verduras, a qualidade dessa alimentação não é ruim", diz Silvia. "O problema é que eles não estão comendo o suficiente."
Não significa que estejam passando fome, mas ao comerem menos do que pedem seus organismos, as proteínas ingeridas são "queimadas" como calorias, quando deveriam ser usadas para construir novos tecidos.

Texto Anterior: Shopping promete mais apoio a vítima
Próximo Texto: Prefeitura quer rolar dívida de R$ 150 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.