São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Report 'divide' para ter o melhor ataque

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ataque do Report, de Mogi das Cruzes (SP), é o mais eficiente do Campeonato Brasileiro.
Apesar disso, nenhum dos cinco principais cestinhas da competição pertencem ao time.
"No basquete, você trabalha tanto a defesa como o ataque. Uma coisa está ligada à outra", afirma o técnico Cláudio Mortari, justificando o êxito ofensivo do time.
A melhor média individual do campeonato é de Oscar Schmidt, do Corinthians-Amway, com 36,3 pontos, e a quinta, de Alvin, do Flamengo, com 22,1.
Pelo Report, o ala Caio Cassiolato, 22, é o que mais pontos marcou (154), com média de 19,2 por jogo. A seguir, aparecem Jeffty, com 18, e Rato, com 13,5 de média.
Como Mortari, Caio diz que a defesa forte e determinada é fundamental para o sucesso ofensivo.
"Marcando bem e pegando rebotes, os contra-ataques acontecem mais vezes. Temos velocidade, e isso gera pontuação", falou.
Mas o ala destaca que o Report consegue esse desempenho porque conta com reservas de alto nível, o que facilita as substituições sem que a equipe perca o ritmo.
Mortari utiliza normalmente Rato, Caio, Janjão, Pipoka e Paulinho Villas-Boas (ou Jeffty), mais Luizão e Danilo.
O Report atingiu a média de 108,1 pontos por partida. Marcou, até agora, 864 pontos e sofreu 749. Seu saldo positivo, de 115 pontos, é o melhor do campeonato.
Nos lances de dois pontos, a eficiência foi de 64% (acertou 244 em 377 tentativas); nos arremessos de três pontos, 55% (50 e 90); e nos lances livres, 82% (226 de 273).
Caio e o técnico Mortari coincidem também quando abribuem parte do sucesso aos treinamentos.
"Não faço diferencial entre ataque e defesa, mas dizem que sempre procuro trabalhar mais o ataque", declara Mortari.
No Campeonato Brasileiro, o Report divide a segunda colocação com o Corinthians-Amway (seis vitórias e duas derrotas cada), atrás apenas do Corinthians-Pony (sete vitórias e uma derrota).
No Estadual, encerrado em dezembro, o Report chegou ao título depois de ter terminado com a terceira melhor média de pontos na fase regular. A defesa foi o ponto forte do time.

Texto Anterior: Sem Emerson, Indy inicia hoje sua pré-temporada na Flórida
Próximo Texto: Fiba planeja partidas com três árbitros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.