São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiba planeja partidas com três árbitros

DA REPORTAGEM LOCAL

A comissão técnica da Fiba (Federação Internacional de Basquete) prepara uma série de modificações nas regras. Uma delas é a adoção de três árbitros nos jogos. Outra, ampliação da distância da linha dos três pontos em 45 cm.
O principal cestinha da história da seleção brasileira, o ala Oscar Schmidt, apóia as medidas.
"Aumentar de dois para três juízes é ótimo, especialmente para os atacantes, como eu. São dois olhos a mais para fiscalizar as faltas que sofremos", afirmou o cestinha.
Sobre a ampliação da distância da linha dos três pontos de 6,25 m para 6,70 m da cesta, Oscar disse que os jogadores se acostumam.
O árbitro Alberto Lapoian, 58, do quadro da Fiba e que atua há 30 anos na Federação Paulista, destaca que "mais um juiz é melhor para o acompanhar as jogadas".
Lapoian só vê um problema na medida: "A questão financeira é que pode emperrar. Na Espanha, o sistema foi adotado, mas está havendo muita reclamação".
A norma dos três juízes é adotada na NBA, no basquete universitário dos EUA e também em finais da temporada paulista.
As propostas da comissão, no entanto, terão de ser debatidas no congresso que a Fiba realizará em 25 e 26 de julho do ano que vem, em Atenas, capital da Grécia.

Texto Anterior: Report 'divide' para ter o melhor ataque
Próximo Texto: Shaquille fica no banco no All-Star da NBA; Campeão em Barcelona fica na reserva no Leste; Chinesa bate recorde mundial de natação; Rio reinaugura Vila Olímpica da Mangueira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.