São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Velocidade fica 20% maior

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

Na manhã de ontem, a CET mediu a velocidade do tráfego num importante corredor viário abrangido pelo rodízio, o trecho da rua da Consolação, av. Rebouças e av. Eusébio Matoso.
No sentido bairro/centro desse corredor, a velocidade média dos veículos, das 7h às 10h, foi ontem 20% maior do que num dia sem rodízio. Subiu de 18,6 km/h para 22,3 km/h.
Esse ganho de velocidade, de acordo com a CET, fez com que o tempo gasto para percorrer esse trecho no sentido bairro/centro fosse 17% menor do que normalmente costuma ser.
O tempo médio do percurso na manhã de ontem foi de cerca de 18 minutos, contra os usuais quase 21 minutos e meio.

Medição
A adesão ao rodízio foi medida pela CET em apenas seis pontos do centro expandido da cidade -nas avenidas do Estado, Paulista, Eusébio Matoso/Brigadeiro Faria Lima, Santo Amaro, Alcântara Machado e Francisco Matarazzo.
Para chegar ao cálculo final de adesão, técnicos da CET realizaram em paralelo duas contagens de veículos nesses locais.
A primeira contagem registrou todos os veículos -independentemente de seu final de placa- que passaram por essas avenidas das 7h às 11h.
A segunda, realizada no mesmo horário e nas mesmas avenidas, registrou especificamente apenas os veículos com finais de placa proibidos que trafegaram por essas vias.
Comparando as duas contagens com a quantidade de veículos que, em tese, estavam proibidos de circular ontem, a CET chegou ao índice final de adesão.
Durante o rodízio estadual antipoluição, que proibia o tráfego em toda a capital e mais nove cidades vizinhas das 7h às 20h, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) media a adesão dos carros em 12 pontos fixos da região metropolitana e a dos caminhões em 5 pontos fixos.
"Fazíamos também por dia pelo menos duas medições em pontos móveis", disse Cláudio Alonso, gerente de qualidade ambiental da Cetesb.
A multa para os infratores do rodízio municipal será de R$ 43,71. Em caso de reincidência, o valor da multa dobra. A partir da próxima segunda, os motoristas poderão ser multados duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à tarde.
(MP)

Texto Anterior: Rodízio sem multa altera pouco o trânsito
Próximo Texto: 6 postos da CET fiscalizam todo o minianel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.