São Paulo, terça-feira, 7 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

6 postos da CET fiscalizam todo o minianel

MARCOS PIVETTA; MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou apenas seis pontos de fiscalização da Operação Horário de Pico em toda a extensão do minianel viário, que delimita a área de abrangência do rodízio municipal (veja mapa).
A Folha percorreu ontem o minianel, partindo do cruzamento da marginal Tietê com a avenida Cruzeiro do Sul, na zona norte, em direção à avenida Salim Farah Maluf (zona sudeste).
Segundo operadores da CET entrevistados pela Folha que atuaram ontem nas vias que formam o minianel, a principal dúvida do motorista é se ele pode, ou não, circular pelas marginais e pelas avenidas que delimitam a área de fiscalização. Circular por essas vias só é permitido aos caminhões.
O operador de tráfego da CET Marcos Fernandes, 29, orientou 15 motoristas, com carros de placa com final 1 e 2, que passaram pelo cruzamento da avenida Salim Farah Maluf com a rua marechal Barbacena, na Água Rasa (zona sudeste), entre as 7h e as 8h30.
Segundo Fernandes, os motoristas também perguntavam se os fiscais já estavam aplicando multas.
"Muita gente não sabe mesmo. Tem gente perguntando até se o rodízio do Estado ainda vale."
Segundo o diretor de operações da CET, Luiz Carlos Cunha, cerca de 70% dos 950 fiscais de trânsito da CET, os marronzinhos, serão responsáveis por multar os infratores do rodízio municipal a partir da próxima segunda-feira.
"Essa é a porcentagem de fiscais que trabalha dentro do centro expandido", diz Cunha. São eles que terão a incumbência direta de multar os infratores.
"Todos os nossos fiscais estão envolvidos na operação", disse.
Um fiscal da CET que trabalhava ontem na avenida Tancredo Neves, entretanto, disse que não orientou ninguém.
O funcionário afirmou que sua função é sinalizar locais de acidentes. Segundo ele, cada Gerência de Engenharia de Tráfego (GET) responsável pela fiscalização no centro expandido determinaria quantos marronzinhos trabalhariam na fiscalização. (MP e MO)

Texto Anterior: Velocidade fica 20% maior
Próximo Texto: Vale-transporte antigo só vai ser aceito até hoje em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.