São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha inutiliza chips de caixas e satélites

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Redecard, que gerencia as transações com cartões de débito da Redeshop e com cartões de crédito Mastercard e Diners, já está com os sistemas na ponta do usuário prontos para o ano 2000, afirma Antonio Costa, vice-presidente de operações e serviços.
Os 60 mil leitores de cartões receberam carga do software atualizado de junho a agosto últimos, a um custo de US$ 600 mil.
Pelos seus sistemas circulam dados de 14 milhões de cartões de débito de mais de 50 bancos e de 8 milhões de cartões de crédito Mastercard e Diners.
Em 31 de dezembro deste ano, a empresa deve concluir o processo internamente -seus dois mainframes IBM processam cerca de 4 milhões de linhas de programas.
Troca física
Além dos programas, os bancos têm de acertar o relógio e o sistema operacional da máquina para quatro dígitos, um trabalho a cargo dos respectivos fabricantes.
Muitas instituições serão obrigadas a substituir os cartões de débito e crédito com tarja magnética. É o caso dos cartões do Bradesco e do BB, que utilizam um sistema que não permite regravação.
Segundo Costa, os cartões da Credicard e do banco Itaú não precisam ser trocados porque a data não afeta o processamento.
Já os smart cards, cartões com chips, e seus leitores terão apenas de receber uma carga de software.
Outro complicador são os dados gravados em memória não-volátil (Eprom), que não admite regravação: o chip tem de ser substituído.
Por conta disso, o Bradesco trocará os chips de memória de cerca de 500 estações de satélite. Outras instituições terão de substituir chips de terminais de caixa.
No Brasil, o ajuste no setor financeiro está sendo coordenado pela Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos).
Nos EUA, o Federal Reserve (banco central) já cobrou ajustes das agências de bancos brasileiros. Para o Fed, o bug do milênio, se não for solucionado, põe em risco a economia mundial.
(LR)

Texto Anterior: Bancos trocam máquinas, cartões e componentes
Próximo Texto: Greenwich acerta os ponteiros dos PCs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.