São Paulo, quarta-feira, 15 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenwich acerta os ponteiros dos PCs

ROGÉRIO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

A ameaça do bug do milênio obrigou o observatório de Greenwich, no Reino Unido, na região considerada centro do horário mundial, a rever todo o seu sistema de informática.
O trabalho foi iniciado em meados de 96 e provavelmente estará concluído até o final deste ano.
Segundo o chefe do serviço de computação do observatório, Ralph Martin, 49, a possibilidade de haver problemas com a entrada do ano 2000, tanto em PCs como em unidades de sistemas, foi detectada no ano passado.
O RGO (Royal Greenwich Observatory) decidiu não contratar mais profissionais para realizar as adaptações. "Nós não precisamos de pessoas de fora, conhecemos melhor o nosso sistema", diz Martin.
O RGO formou uma equipe de três profissionais, entre eles o próprio Ralph Martin. O grupo teve de "consertar" cerca de 300 computadores. Martin não informou quanto foi gasto na operação.
O principal problema detectado diz respeito ao "Fits" (Sistema de Transporte de Imagem Flexível), formato adotado pela comunidade astronômica mundial para trocar e arquivar imagens.
Segundo Martin, os técnicos do observatório perceberam em 96 que o sistema em que está baseado esse formato não estava compatível com o ano 2000.
Para o astrônomo Amâncio Friaça, 41, do IAG-USP (Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo), um problema no "Fits" poderia dificultar a pesquisa e a observação de astros.

Texto Anterior: Falha inutiliza chips de caixas e satélites
Próximo Texto: Ferramentas de software facilitam reprogramação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.