São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC tem reuniões para portador de linfedema; Dilatação de pupilas não aponta Alzheimer; Novo teste identifica rapidamente bactéria; Manual aborda a cirurgia ambulatorial; Maternidade precoce pode ter risco de vida; Doenças do cérebro têm congresso em SP; Causa da asma ainda é discutida

JULIO ABRAMCZYK

HC tem reuniões para portador de linfedema
Na disciplina de cirurgia vascular do Hospital das Clínicas, o Grupal (Grupo de Pacientes com Linfedema) reúne-se a cada três meses para orientação gratuita de portadores de problemas crônicos dos vasos linfáticos. Informações tel. (011) 852-5293.

Dilatação de pupilas não aponta Alzheimer
Ao contrário do otimismo inicial, o teste de dilatação das pupilas com tropicamida não consegue detectar precocemente a doença de Alzheimer, concluíram Neill Graff-Radford e colaboradores da Clínica Mayo, em Jacksonville, Estados Unidos.

Novo teste identifica rapidamente bactéria
Laboratórios de análises em São Paulo estão introduzindo um novo teste respiratório para identificação rápida da bactéria "Helicobacter pylori" no organismo, um dos fatores predisponentes para a formação de úlceras de estômago e duodeno.

Manual aborda a cirurgia ambulatorial
Os princípios básicos para a realização de cirurgias em laboratório, sob anestesia local, são abordados didaticamente no "Manual de Cirurgia Ambulatorial", publicado pela Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tel. (051) 224-8821.

Maternidade precoce pode ter risco de vida
Para uma adolescente grávida antes dos 18 anos, o risco de morte durante o parto pode ser até cinco vezes maior que o de uma gestante entre os 20 e 25 anos de idade, segundo o relatório "Maternidade Precoce", da OMS -Organização Mundial da Saúde.

Doenças do cérebro têm congresso em SP
O 1º Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, em São Paulo, terá cursos pré-congresso (diagnóstico não-invasivo, reabilitação e neuro-cardiologia) no dia 13 de novembro e sessões plenárias nos dias 14 e 15. Informações tel. (011) 853-7498.

Causa da asma ainda é discutida
Saber por que as pessoas desenvolvem asma ainda é um grande desafio, destacou a médica Anne Tattersfield, da Inglaterra, em reunião organizada pela revista "The Lancet". Inúmeros genes têm sido associados à asma, mas pesquisas mostram resultados diferentes, sugerindo que o gene não foi identificado.

E-mailjulio@uol.com.br

Texto Anterior: Outras pesquisas já são feitas
Próximo Texto: Clube reúne ex-casados em bares de BH
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.