São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997 |
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IPVA de carro seminovo cai pelo 3º ano
MARCOS CÉZARI
O percentual de queda varia conforme o modelo e o ano de fabricação. De forma geral, porém, a queda média no país deve girar em torno de 10% para os carros com até quatro ou cinco anos de uso. Pagar menos imposto pode, em princípio, parecer estranho para quem tem veículo, especialmente em um país acostumado a cobrar sempre mais tributo de todo contribuinte. No caso dos carros usados, porém, há uma explicação simples para esse fenômeno: eles estão valendo menos a cada ano de uso. Ganha-se no imposto porque perde-se no patrimônio. Com a estabilidade trazida pelo Plano Real, a partir de 95 os veículos deixaram de ser uma forma de investimento. Até então, as pessoas compravam carros como forma de se proteger da inflação alta. A partir do segundo semestre de 95, um ano após o lançamento do Real, com a inflação já praticamente estabilizada, os carros passaram a acompanhar a tendência dos demais bens duráveis: a cada ano de uso o valor vai declinando. Como a base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo, o imposto pago a partir de 96 começou a declinar. Essa tendência prosseguiu neste ano e vai ocorrer novamente em 98. Crédito fácil Outro fator para a derrubada do preço dos carros seminovos é o crédito facilitado para a compra do zero quilômetro. Hoje, quase todas as concessionárias do país vendem carros novos com pequena entrada -facilitada em três vezes- e o restante em até 36 meses, sem acréscimo. Com a estabilidade da moeda, fica mais fácil planejar a compra do carro novo. Assim, o dono de um com alguns anos de uso tem duas opções. A primeira é dar esse veículo como parte do pagamento, reduzindo a dívida do novo. A segunda é vender o carro, pagar a entrada do novo e embolsar o restante. Além de ficar com dinheiro, terá um carro novo. Só que há um preço para isso. Para fazer negócio rápido, aproveitando uma boa promoção, o usado valerá menos como entrada na concessionária. Se for vender nas lojas especializadas, essas também pagarão menos, pois vão apenas "comprar". Logo, o preço cai. "Velhinhos" e importados Os carros importados, em sua maioria, também deverão pagar menos imposto em 98. É que os importados usados perdem valor mais rápido do que os nacionais. A queda do preço é menor no caso dos carros com mais tempo de uso -acima de oito anos. É que, como o preço é baixo -a maioria custa entre R$ 3.000 e R$ 5.000-, seu "poder de desvalorização" está quase esgotado. Além disso, devido ao seu baixo preço, esses veículos são muito procurados por aqueles consumidores que não têm carro. Devido à grande procura, o preço às vezes chega até a subir. Assim, alguns modelos poderão até pagar mais imposto em 98 do que em 97. Mas serão casos isolados. Próximo Texto: Em SP, quedas de 5% a 15% Índice |
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