São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
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Pombo-correio vira hobby contra estresse

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Nada de informações por satélites, telefones celulares ou Internet. Em um mundo marcado pela rapidez da troca de informações, é possível encontrar homens que se dedicam a uma antiga -e eficaz- atividade de comunicação: a criação de pombos-correios.
Os pássaros, que ganharam fama da época dos faraós do Egito, hoje são criados em poluídas cidades. A função de mensageiro não é mais o seu "must". Os pombos, agora, são treinados para corridas. Há até competições internacionais.
Seus modernos criadores afirmam que os pássaros são um hobby que ajuda a combater o estresse. Fábio Mestriner, 42, diretor da Packing, empresa de design de embalagens, diz que a criação de pombos traz a maior convivência com a natureza e ajuda a relaxar da tensão do dia-a-dia.
"Na criação diária, a gente desenvolve a paciência, o que muda a nossa relação com o trabalho", afirma Mestriner, que também é diretor da Federação Paulista de Columbofilia (como é chamada a arte de criar pombos-correios).
O comerciante Jaime Dambrg, 57, cria pombos há cerca de 40 anos. "Todo homem de negócio precisa de um hobby para relaxar e fazer amigos", diz o criador que tem 300 pombos e, além disso, cria carpas vermelhas.
Treinamento
Dambrg solta, religiosamente, seus pombos-correios duas vezes ao dia, de manhã e a tarde, para sobrevoarem a cidade.
Nos finais de semana, os pássaros são soltos em locais mais distantes. "É a forma de treiná-los para participar de competições", ensina Mestriner.
Na verdade, os pombos-correios têm a capacidade de voltar sempre para a casa -no caso, o pombal de onde voou a primeira vez.
Uma das últimas etapas do campeonato paulista, realizada há 15 dias, os pombos voaram de Goiânia (GO) a São Paulo. Foram soltos às 6h30 e chegaram por volta das 15h, numa média de quase 100 quilômetros por hora.
Só não voltam quando um problema grave acontece, como ser atacado por um gavião ou ter de desviar da rota por causa de chuva.
No mundo dos negócios, os pombos-correios são usados como instrumento de marketing das empresas. Em 1995, Roberto Strumiello, então diretor de marketing de uma companhia de locação, enviou pombos-correios para 52 empresas, que poderiam se tornar potenciais clientes. "A idéia era criar uma ação de marketing que saísse do previsível", diz o executivo.

Onde encontrar - Federação Paulista de Columbofilia, tel. (011) 276-6634.

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