São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é o Conselho

DA REDAÇÃO

O Conselho de Segurança das Nações Unidas é a instância de maior importância política dentro da entidade. Ele é responsável pela decisão sobre como agir nos conflitos internacionais. É o único órgão da ONU que pode recomendar o uso da força para implementar suas decisões.
São 15 membros, mas, na prática, há países de "primeira categoria" (os cinco membros permanentes, com direito a veto) e os outros, rotativos e sem direito a veto. O Brasil acaba de ser eleito para um período de dois anos no segundo grupo, junto com Gabão, Gâmbia, Bahrein e Eslovênia, cumprindo o seu oitavo mandato no órgão a partir de 1º de janeiro de 1998.
Há a proposta de que os novos membros permanentes não tenham direito a veto, o que na prática reduziria bastante a influência deles em relação a EUA, Rússia, França, Reino Unido e China, os cinco membros permanentes.
A ampliação do Conselho depende da aprovação da Assembléia Geral, a instância que reúne todos os países da ONU.
Se conseguir a vaga permanente, o Brasil também se verá forçado a aumentar sensivelmente a sua participação em missões de paz definidas pelo Conselho, como foram, por exemplo, as ações na Bósnia, em Angola e na Somália.
Outras possibilidades de atuação do Conselho variam de resoluções exigindo que um país siga as decisões do órgão até bloqueios econômicos, como os impostos contra a Líbia e o Iraque.

Texto Anterior: Reforma na elite da ONU é incógnita
Próximo Texto: Zedillo pede paciência com os zapatistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.