São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bacalhau à baiana

RITA LOBO

Bolinhos portugueses ganham nova versão com coentro e coco
Apesar de seu delicioso sabor, o bolinho de bacalhau sempre carregou uma imagem de salgadinho servido em botecos -finos, é claro. Mas quem o experimenta em um restaurante "chique" de Portugal, onde é servido como "couvert", passa a enxergá-los com outros olhos.
Na Bahia, eles já foram abrasileirados e adaptados ao paladar típico da região, com um pouquinho de coentro e leite de coco. No restaurante Tapioca, recém-inaugurado em Salvador, até tentei colocar no cardápio meus americanizados "crab cakes", mas aos poucos fui sendo convencida pelo "chef" executivo a trocá-los pelos tais bolinhos: "É que aqui na Bahia, o povo gosta mais", diz ele.

Bolinho de bacalhau do Val
Ingredientes
. 200 g de bacalhau desfiado
. 1 cebola picada
. 1 dente de alho picado
. 2 colheres (sopa) de coentro picado
. 3/4 de xícara de leite de coco
. 2 colheres (sopa) de purê de batata
. 1 colher (sopa) de farinha de trigo
. sal e pimenta-do-reino
. farinha-de-rosca (o quanto bastar)
. óleo de canola (para fritar)

Modo de fazer
Doure a cebola e o alho em uma colher (sopa) de azeite, coloque o bacalhau na mesma panela e refogue por alguns minutos. Acrescente o leite de coco, o coentro, o purê de batata e misture muito bem. Verifique o tempero, corrija com sal e pimenta-do-reino. Em fogo baixo, continue mexendo até que se forme uma mistura homogênea (se for necessário, adicione um pouco mais de farinha). Retire do fogo e deixe esfriar. Faça cerca de 30 bolinhas, passe na farinha-de-rosca e frite em óleo de canola. Sirva com limão para pingar na hora.

Dicas quentes
. Para tirar o sal do bacalhau, depois de tirar a pele e as espinhas, esfregue um pouco de farinha de trigo e deixe de molho na água. Por último, lave o peixe em água corrente.
. Para desfiá-lo, depois de cozido, esfregue bem dentro de um pano de prato grosso: os fios se separam uns dos outros.
. Outra opção, mais simplificada, é passá-lo pela máquina de moer carne.

Texto Anterior: De cara limpa
Próximo Texto: Segurança mínima
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.