São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olodum agora é marca de franquia

CLEBER MARTINS
EDITOR INTERINO DO TUDO

Eles gravaram clipe com Michael Jackson, tocaram com Paul Simon, foram convidados para fazer trilha sonora de filme de Spike Lee, excursionaram pelo mundo, montaram uma verdadeira holding.
Agora os integrantes do Olodum querem fazer barulho no terreno das franquias.
O grupo cultural baiano, que também é ONG (Organização Não-Governamental) e comanda uma editora e uma escola, lançou seu projeto de franquia há um mês.
As lojas da marca Planeta Olodum venderão, além de CDs, uma linha própria com 60 produtos, que inclui roupas, cosméticos e acessórios, todos com o logotipo e as cores oficiais do grupo (verde, amarelo e vermelho).
O investimento inicial em uma loja franqueada fica em pelo menos R$ 20 mil.
"Planejamos abrir 40 franquias ainda este ano", afirma João Vianna, 56, diretor comercial da Dynamic, gestora empresarial do grupo.
A unidade piloto, de cerca de 55 m2,ns, foi aberta em setembro, no Pelourinho, centro histórico de Salvador (BA).
"Estamos analisando mais de 60 pedidos vindos de todo o Brasil e também do exterior, como Argentina, Paraguai e Japão."
Para atingir locais tão diferentes, o Olodum aposta no prestígio de seu nome e na "universalidade dos produtos".
"Nossos itens não pertencem somente à linha afro, são polirraciais", afirma Vianna.
As lojas franqueadas serão abastecidas com as confecções que saem de outro empreendimento do grupo, a Fábrica de Carnaval Olodum, de Salvador, que só de camisetas fabrica cerca de 25 mil unidades mensalmente.
A produção dos outros itens da grife é terceirizada. Parte dos cosméticos, por exemplo, é fabricada em Belo Horizonte (MG).
Apesar de levar as cores da Bahia e a chancela do grupo cultural, alguns itens são importados, como os batons, que vêm da Alemanha.
Todos os produtos da grife do Olodum são revendidos hoje em lojas multimarcas.
Mas, segundo Vianna, passarão a ser exclusividade dos franqueados. "Estamos priorizando a conversão das revendas em lojas franquedas", afirma.
A franquia do Olodum está disponível em duas versões: loja convencional (entre 20 m2 e 25 m2) e quiosque (de no mínimo 4 m2).
A Dynamic também estuda a adoção do sistema de master-franquia, concedendo ao franqueado exclusividade de subfranquear a marca em sua área.

Onde encontrar - Planeta Olodum: (071) 353-4599.

Texto Anterior: Como montar uma assistência técnica de computadores?
Próximo Texto: Ciclo na Folha traz presidente do Instituto Franchising
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.