São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
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Olodum amplia holding e vira marca de franquia

CLEBER MARTINS
EDITOR-INTERINO DO TUDO

Eles gravaram clipe com Michael Jackson, tocaram com Paul Simon, fizeram trilha sonora para filme de Spike Lee, excursionaram pelo mundo, montaram uma verdadeira holding.
Agora os integrantes do Olodum querem fazer barulho como franquia. O grupo cultural baiano, formado em 1979, lançou seu projeto, há um mês.
As lojas da marca Planeta Olodum venderão, além de CDs, uma linha própria com 60 produtos, entre roupas, cosméticos e acessórios, todos com o logotipo e as cores oficiais do grupo.
O investimento inicial em uma loja fica em pelo menos R$ 20 mil. A unidade piloto foi aberta em setembro, no Pelourinho, em Salvador (BA).
"Planejamos abrir 40 franquias ainda este ano", diz João Vianna, 56, diretor comercial da Dynamic, gestora empresarial do grupo.
"Estamos analisando mais de 60 pedidos vindos de todo o Brasil e também do exterior, como Argentina, Paraguai e Japão."
Para atingir locais tão diferentes, o Olodum aposta no prestígio de seu nome e na "universalidade dos produtos". "Nossos itens não pertencem só à linha afro, são polirraciais."
As lojas serão abastecidas com as confecções que saem de outro empreendimento da marca, a Fábrica de Carnaval Olodum, em Salvador. A produção dos outros itens é terceirizada.
Hoje esses produtos são revendidos em lojas multimarcas pelo país. Mas, segundo Vianna, passarão a ser exclusividade das lojas franqueadas. "Estamos priorizando a conversão das revendas em franquias", diz.
O Olodum também é reconhecido como ONG (Organização Não-Governamental), possui uma editora e uma escola.

Onde encontrar - Planeta Olodum: (071) 353-4599.

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