São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
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Escolha do produto pode definir sucesso

DA REPORTAGEM LOCAL

Muitos empresários que conseguem combinar ponto comercial e produto certo adotam duas estratégias conhecidas: vender itens diferenciados na região ou seguir a tendência da rua.
Segundo o consultor Cláudio Saito, 27, da Shermarketing, o comerciante que oferece produtos ainda não explorados pelos vizinhos tem chance de se dar bem.
"Verificar as deficiências do concorrente e tentar supri-las no seu estabelecimento aproxima o público e pode torná-lo cativo", afirma o consultor.
Outra opção seriam os negócios por semelhança. Exemplos clássicos são as ruas de São Paulo que têm lojas especializadas em uma única área, como a Santa Ifigênia (eletroeletrônicos), a São Caetano (roupas e artigos para casamentos e festas) e a alameda Gabriel Monteiro da Silva (decoração).
"Nessas regiões, quem ganha da concorrência é quem oferece o conjunto de melhor preço, atendimento e apresentação do produto", explica Saito.
Para tirar proveito do comércio local, o empreendedor também pode lançar mão de atividades complementares às de seus vizinhos. "Perto de uma padaria, é mais provável que negócios como açougue, banca de jornal ou mercearia dêem certo."
Preço competitivo, boa apresentação da loja e atendimento diferenciado também podem conquistar o consumidor e garantir o sucesso do negócio.
Para a consultora jurídica Tânia Freitas, 36, também é preciso fazer um levantamento jurídico preventivo do local.
Segundo ela, há casos em que o inquilino acaba ficando sem o ponto comercial porque o proprietário do salão tinha dívidas que recaíram sobre o imóvel.
"Uma surpresa dessas pode desandar o negócio", diz.

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