São Paulo, domingo, 19 de outubro de 1997
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Veja como será a Parati com 4 portas

Versão custará R$ 1.000 a mais

JOSÉ CARLOS CHAVES
EDITOR DE VEÍCULOS

Até o início de novembro começa a chegar às concessionárias da Volkswagen o carro mais aguardado da marca, a Parati quatro portas.
Na tentativa de recuperar o tempo perdido, a Parati vai lutar pela liderança do mercado de peruas, perdido para a Palio Weekend, que só existe nessa configuração.
Após nove anos como a perua mais vendida, a Parati, única a não oferecer as quatro portas, foi superada em maio pelo modelo da Fiat, que foi lançado em fevereiro. A Palio foi a mais vendida em setembro, no atacado, com 6.123 unidades, contra 5.652 da Parati.
Apesar de a perua Fiat ser um carro mais moderno, a opção das quatro portas tem pesado muito na escolha do carro familiar.
Muitos concessionários da Volks reclamavam que estavam perdendo compradores para a concorrência pela falta da nova versão.
A preferência do consumidor mudou muito nesse aspecto. Hoje em dia carros como Vectra (5º carro mais vendido do Brasil), Escort (10º), Escort SW (15º), Corsa Wagon (16º) e Polo Classic (19º) só estão disponíveis com quatro portas.
Há dez anos, as quatro portas eram quase uma maldição. No mercado era possível encontrar bons descontos para alguns modelos que encalhavam nas lojas.
Apesar de a justificativa oficial da VW para a demora no lançamento ser uma questão de marketing, o real motivo foram problemas no desenvolvimento no projeto, segundo fontes dentro da fábrica.
Para poder acomodar as duas portas a mais, os engenheiros optaram por não mexer no comprimento nem na distância entre-eixos (o que é mais comum). A solução encontrada foi reduzir as portas dianteiras em 23 cm.
Testando o novo carro na prática, os passageiros de trás ganharam maior facilidade no acesso ao banco, graças ao grande ângulo de abertura das portas. Os vidros traseiros, diferentemente de alguns modelos, baixam totalmente.
Sentado, porém, o ocupante vai perceber que o espaço para a cabeça ficou menor para quem viaja nas extremidades do banco.
Outro ponto negativo é o acionamento elétrico dos vidros. Os botões para os dianteiros ficam no centro do painel, enquanto os traseiros são acionados por teclas pequenas e difíceis de encontrar pelo tato, instaladas no console.
Pode até aparecer um mero detalhe, mas a dificuldade de achar os botões rapidamente obriga o motorista a desviar sua atenção da estrada para poder encontrá-los.
As quatro portas vão estar disponíveis em todas as versões da Parati, talvez com exceção da 2000 16V.
A primeira a chegar ao mercado será a GLS 2.0 (versão testada pela Folha, de cerca de R$ 30 mil), que não terá a opção de duas portas.

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