São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gado suíço faz mostra nacional em Bauru

SEBASTIÃO NASCIMENTO
EDITOR INTERINO DO AGROFOLHA

Bauru, cidade de 300 mil habitantes e localizada a 345 km a noroeste de São Paulo, onde os zebuínos sempre predominaram na pecuária de corte, assiste agora a uma verdadeira invasão de gado de origem européia, como o simental e o limousin.
E a Expo-Bauru 97, feira agropecuária que começa dia 6 de novembro próximo, vai espelhar o avanço das raças vindas da Suíça, da França, da Itália, na preferência dos fazendeiros.
No caso do suíço simental, por exemplo, sua exposição nacional, até o ano passado realizada no Espírito Santo, Estado que acolheu a raça no Brasil no início deste século, acontece agora durante a Expo-Bauru.
Criadores da raça do Paraná ficaram muito satisfeitos. "Devido à distância, nunca levei animais para o Espírito Santo. Agora, eu e outros criadores paranaenses estaremos presentes em Bauru", afirma Wilson Puzzato.
Duas fases
A Expo-Bauru, que termina no dia 16 de novembro, vai ser realizadas em dois turnos.
"O interesse de participação foi muito grande. Fomos obrigados a aumentar a capacidade do parque para 1.300 argolas e ainda dividir a exposição em duas fases", afirma Francisco Ramos, presidente da Arco (Associação Rural do Centro-Oeste), entidade promotora.
A Arco explora a feira de Bauru em regime de comodato cedido pela Prefeitura Municipal.
Ramos acredita que o movimento financeiro total da mostra, incluindo venda de animais em oito leilões, e negócios nos estandes de máquinas agrícolas e automóveis devem alcançar R$ 3 milhões.
"Todas as montadoras de automóveis já garantiram seu espaço. Além delas, três importadoras confiam na demanda crescente por automóveis importados e estarão presentes aqui em Bauru", afirma Ramos.
Nos últimos anos, a fruticultura, principalmente a melancia e o abacaxi, tem aumentado sua participação na economia de Bauru.

EXPO-BAURU 97 -De 6 a 16 de novembro, em Bauru (SP). Informações: Arco tel. (014) 236-1040.

Texto Anterior: Mercados futuros
Próximo Texto: Oficial ABQM fecha o 'bom ano' no Agrocentro, em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.