São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Próximo Texto | Índice

Paralisia legislativa; Sintonia ruim; Vexame internacional; Holofotes em disputa; Dormiram no ponto; Não colou; O caminho das pedras; Pegando no pé; Disputa pesada; Cheiro de marmelada; Limpando a área; A hora do pesadelo; Jogo para a torcida; Visita à Folha

Paralisia legislativa
Michel Temer reunirá os líderes governistas para tentar acabar com a briga por relatorias de projetos na Câmara. O PFL rompeu acordo com PMDB e PSDB. Duas propostas aguardam relator: reforma da Previdência e a que dá poderes de CPI à CCJ.

Sintonia ruim
A primeira-dama Ruth Cardoso, que preside o Comunidade Solidária, tem divergido bastante das ações da secretária-executiva do programa, Anna Peliano.

Vexame internacional
O Brasil tem até 8 de novembro para apresentar à OEA um projeto de ação na área de direitos humanos para evitar a condenação pública por causa da morte de presos em 89. O relatório de condenação já está pronto.

Holofotes em disputa
O nome mais cotado para relatar o projeto que confere algumas atribuições de CPI à CCJ é o de Henrique Alves (PMDB). Mas isso depende de acordo com o PFL, rompido no momento.

Dormiram no ponto
O líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima, anda inconformado com a propaganda do partido que está no ar. Diz que os governistas foram trapaceados por Paes de Andrade, oposicionista que preside a sigla.

Não colou
O PSDB fechou questão contra o projeto que acaba com o 2º turno na eleição para governador. Para FHC não ser acusado de casuísmo, pois a proposta reduz também o percentual para vitória presidencial no 1º turno.

O caminho das pedras
Almir Pazzianotto (TST) se diz preocupado com projeto do Ministério do Trabalho que acabaria com garantias trabalhistas nas empresas com até 200 empregados. Acha que os sindicatos estão dormindo no ponto.

Pegando no pé
A Rede de ONGs da Mata Atlântica, que reúne 129 entidades, deu a Paulo Bornhausen (PFL-SC) o título de "Inimigo Público nº 1 da Mata Atlântica". Elas criticam seu relatório sobre a lei do uso do ecossistema.

Disputa pesada
A Fundação Cesp está se unindo a bancos e outros fundos de pensão (estatais e privados) para formar um consórcio e tentar comprar a CPFL. O leilão está previsto para o próximo dia 5.

Cheiro de marmelada
Sarney advertiu Paes de Andrade que, segundo o artigo 8º da nova lei eleitoral, a convenção do PMDB para opinar sobre candidato próprio ou coligação só pode ser feita entre 10 e 30 de junho. Antes disso, terá valor político, mas nenhum efeito legal.

Limpando a área
Paes de Andrade quer fazer em janeiro a convenção que os governistas do PMDB sonham realizar em dezembro. Motivo: deixar passar dezembro, prazo dado por FHC para os ministros candidatos deixarem o governo.

A hora do pesadelo
Collor avisou aos amigos que volta em janeiro de 98. De vez.

Jogo para a torcida
ACM enviou carta a FHC protestando contra o fato de Sarney não ter sido convidado para o jantar com Clinton no Alvorada. Sarney espera telefonema de FHC culpando o cerimonial.

Visita à Folha
Roberto Mangabeira Unger, professor de direito da Universidade de Harvard (EUA), visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço.
*
O presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Gesner de Oliveira, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de William J. Baer, diretor do Bureau of Competition (órgão dos EUA equivalente ao Cade), de Arthur Barrionuevo, conselheiro do Cade, e de Fernando de Oliveira Marques, advogado e economista.
*
O editor-chefe do jornal "Financial Times", Richard Lambert, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado do editor da América Latina, Stephen Fidler.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Padre Roque (PT-PR), sobre Ciro Gomes (PPS), que propõe frente de centro-esquerda para concorrer com FHC, ser acusado de beneficiar empresas de parentes quando governou o Ceará:
- Se a frente tiver por objetivo repassar dinheiro da publicidade aos amigos e colaboradores de campanha, seria melhor que ele não tivesse saído do PSDB, que tem know-how nisso.

Próximo Texto: Homônimo indesejado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.