São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lotação é rápido, mas inseguro, diz usuário

DA REPORTAGEM LOCAL

O paulistano considera o sistema de lotação mais confortável, mais rápido e com melhores itinerários, porém menos seguro do que o transporte de ônibus.
Pesquisa Datafolha feita ontem mostra que, quando comparado ao ônibus, o lotação é considerado mais confortável por 58% dos entrevistados e mais rápido por 82% dos paulistanos ouvidos.
Para quase metade dos entrevistados (49%), o lotação também oferece melhores itinerários do que o ônibus.
O único ponto em que o lotação perde para o ônibus é no quesito segurança. Quase metade dos entrevistados (49%) diz que andar de lotação é mais perigoso do que tomar ônibus.
A pesquisa Datafolha confirma o alto índice de apoio da população ao sistema de lotação. A maioria dos paulistanos (79%) é a favor do serviço dos perueiros, 19% são contra e 2% são indiferentes.
O lotação é o segundo meio de transporte preferido pelo paulistano, atrás apenas do metrô, de acordo com a pesquisa, mas à frente do ônibus e do trem. Dos entrevistados, 68% afirmam que o serviço do metrô é ótimo/bom. O índice ótimo/bom do lotação é de 57% (do ônibus, 32% e do trem, 16%).
A maioria dos paulistanos (58%) diz que o fim dos lotações, caso venha a ser aprovado, prejudicará muito a população.
Motoristas
Além da pesquisa com os paulistanos, o Datafolha fez ontem um segundo levantamento ouvindo apenas os motoristas de lotação para traçar um perfil da categoria.
Essa pesquisa mostrou que, ao contrário do que se supunha, a maioria dos perueiros de São Paulo não estava desempregada quando resolveu assumir o volante de um lotação.
Apenas 10% dos motoristas estavam desempregados, 1% era estudante e 1% estava aposentado. A maioria dos desempregados que se tornaram perueiros era ex-funcionário do setor de serviços (47%).

Texto Anterior: Kombi perde espaço para vans
Próximo Texto: Desemprego é incentivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.