São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gregos usaram estratégia

LARISSA PURVINNI
DA REDAÇÃO

A estratégia usada ontem pelos assaltantes para entrar na transportadora é a mesma que, segundo a "Ilíada", de Homero, foi adotada pelos gregos para vencer a guerra de Tróia.
Segundo o poema, simulando retirada, os gregos recolhem parte de seus navios a uma ilha próxima ao local do conflito e passam a construir um imenso cavalo de madeira. Dentro dele, escondem soldados armados.
Os gregos que ainda permaneciam no campo de batalha voltam a seus navios, simulando ter abandonado a luta. Acreditando que o inimigo havia desistido, os troianos abrem os portões da cidade e deparam com o enorme cavalo.
O objeto desperta a curiosidade dos troianos e divide opiniões: muitos querem trazê-lo para dentro da cidade como um troféu. Outros, com medo, hesitam.
O grego Sinon, fingindo ter sido abandonado por seus companheiros, diz aos troianos que o cavalo fora construído como uma oferta à deusa Minerva.
Os troianos decidem trazer o objeto para dentro da cidade. Durante a noite, Sinon abre o cavalo e deixa que o exército grego invada a cidade, incendiando-a.
O cavalo nunca foi encontrado, mas incorporou-se à língua. A expressão "presente de grego" -aquele que prejudica quem o recebe- também tem origem no poema homérico.

Texto Anterior: Empresa oferece recompensa
Próximo Texto: Dupla usa moto em sequência de assaltos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.