São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
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SP iniciou regularização em 90

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo, desde 1990, vem sinalizando com decretos e portarias que pretende regularizar o transporte de lotação.
O primeiro passo para a legalização do sistema alternativo foi dado na administração Erundina. Em 1990, decreto autorizou o transporte de passageiros em lotação.
São Paulo tem hoje 231 linhas legalizadas, nas quais operam 2.700 veículos de lotação. Outras 1.200 peruas estão cadastradas provisoriamente, aguardando deferimento do pedido de linha, e a Secretaria dos Transportes estima que haja mais 2.000 peruas clandestinas.
Estima-se que, ao todo, 500 mil pessoas utilizem as peruas.
O último passo dado pela prefeitura para regularizar os lotações foi dado em fevereiro pelo Departamento de Transportes Públicos.
A portaria, com o objetivo de profissionalizar o sistema, determina uma série de exigências para conseguir uma linha e padroniza o visual das peruas com a faixa azul, onde aparece o nome da linha e indicação de origem-destino.
Para legalizar uma linha, a prefeitura exige que a perua percorra apenas 40% do trajeto de um ônibus regular, que o modelo do veículo seja aprovado e que as peruas sejam pintadas de branco ou bege.
O interessado na linha não pode ter antecedentes criminais, deve ter carteira de motorista das categorias C ou D (especial para peruas e microônibus), IPVA pago, curso para transporte de passageiros, apólice de seguro para terceiros e cadastro de contribuinte.

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