São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997 |
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TNegócio une inimigos no projeto Pelé
MÁRIO MAGALHÃES
Negócio une inimigos no projeto Pelé Inimigos no embate sobre a reestruturação do esporte, o ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ) são parceiros nos negócios. A Pelé Sports & Marketing é a agência oficial do Vasco para vender os direitos de transmissão pela TV de seus jogos na Supercopa dos Campeões da Libertadores. Pelé um dos quatro sócios da empresa. Miranda, vice-presidente de Futebol do Vasco e responsável por contratos como os de direitos de televisão. Segundo o deputado-cartola, a agência fica com 20% do valor de cessão dos direitos para uma emissora, atualmente a Bandeirantes. O clube tem a garantia de receber a quantia mínima de R$ 180 mil a cada partida. Eurico Miranda tem criticado, qualificando-a de antiética, a dupla condição de Pelé -ministro dos Esportes e empresário que opera no mesmo setor. "O principal objetivo do projeto de lei apresentado por Pelé é aumentar os ganhos de sua empresa", afirma Miranda. A proposta mais polêmica do ministro é a obrigatoriedade de transformação em empresa dos clubes com atletas profissionais. Na opinião de Pelé, parlamentares -como Miranda- contrários ao seu projeto não querem "moralizar o esporte". O deputado vascaíno é pragmático ao comentar o contrato. "Se a Traffic (maior agência de marketing esportivo do país) me oferecer 'x', o Marcos Lázaro (empresário do setor), 'y', e a Pelé Sports me fizer a melhor proposta, fico com esta. Aí, não estou vendo a cara das pessoas." Para Hélio Viana, sócio e principal executivo da Pelé Sports & Marketing, o contrato com o Vasco comprova ter a empresa a melhor proposta de mercado. Viana, por indicação de Pelé, é vice-presidente do Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto). Flamengo Outro clube que assinou nota condenando duramente o projeto do Ministério dos Esportes mantém relações comerciais com a Pelé Sports & Marketing: o Flamengo, que tem seus direitos de TV na Supercopa intermediados pela empresa de marketing esportivo do ministro. No maior projeto futebolístico do Flamengo, a construção de um estádio, a Pelé Sports prestou "uma espécie de consultoria", conforme palavras de Hélio Viana. Ao contrário de Eurico Miranda, o presidente do Flamengo, Kleber Leite, nega qualquer interesse do ministro em utilizar o cargo para obter benefícios no mercado. "É um absurdo completamente descabido dizer isso", afirma Leite, dono da Klefer, também uma empresa de marketing esportivo. Pelé diz que a presença no ministério tem prejudicado o potencial de crescimento de sua agência, ao não aceitar contratos publicitários no Brasil. "É capaz. Pode haver mesmo impedimentos naturais", afirma Miranda. LEIA MAIS sobre o projeto de lei Pelé na pág. 3-13 Próximo Texto: Empresa 'perde' dinheiro Índice |
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