São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
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TNegócio une inimigos no projeto Pelé

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

Empresa do ministro do Esporte vende direitos de TV de jogos do time de deputado líder da oposição

Negócio une inimigos no projeto Pelé
Inimigos no embate sobre a reestruturação do esporte, o ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, e o deputado Eurico Miranda (PPB-RJ) são parceiros nos negócios.
A Pelé Sports & Marketing é a agência oficial do Vasco para vender os direitos de transmissão pela TV de seus jogos na Supercopa dos Campeões da Libertadores.
Pelé um dos quatro sócios da empresa. Miranda, vice-presidente de Futebol do Vasco e responsável por contratos como os de direitos de televisão.
Segundo o deputado-cartola, a agência fica com 20% do valor de cessão dos direitos para uma emissora, atualmente a Bandeirantes.
O clube tem a garantia de receber a quantia mínima de R$ 180 mil a cada partida.
Eurico Miranda tem criticado, qualificando-a de antiética, a dupla condição de Pelé -ministro dos Esportes e empresário que opera no mesmo setor.
"O principal objetivo do projeto de lei apresentado por Pelé é aumentar os ganhos de sua empresa", afirma Miranda.
A proposta mais polêmica do ministro é a obrigatoriedade de transformação em empresa dos clubes com atletas profissionais.
Na opinião de Pelé, parlamentares -como Miranda- contrários ao seu projeto não querem "moralizar o esporte".
O deputado vascaíno é pragmático ao comentar o contrato.
"Se a Traffic (maior agência de marketing esportivo do país) me oferecer 'x', o Marcos Lázaro (empresário do setor), 'y', e a Pelé Sports me fizer a melhor proposta, fico com esta. Aí, não estou vendo a cara das pessoas."
Para Hélio Viana, sócio e principal executivo da Pelé Sports & Marketing, o contrato com o Vasco comprova ter a empresa a melhor proposta de mercado.
Viana, por indicação de Pelé, é vice-presidente do Indesp (Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto).
Flamengo
Outro clube que assinou nota condenando duramente o projeto do Ministério dos Esportes mantém relações comerciais com a Pelé Sports & Marketing: o Flamengo, que tem seus direitos de TV na Supercopa intermediados pela empresa de marketing esportivo do ministro.
No maior projeto futebolístico do Flamengo, a construção de um estádio, a Pelé Sports prestou "uma espécie de consultoria", conforme palavras de Hélio Viana.
Ao contrário de Eurico Miranda, o presidente do Flamengo, Kleber Leite, nega qualquer interesse do ministro em utilizar o cargo para obter benefícios no mercado.
"É um absurdo completamente descabido dizer isso", afirma Leite, dono da Klefer, também uma empresa de marketing esportivo.
Pelé diz que a presença no ministério tem prejudicado o potencial de crescimento de sua agência, ao não aceitar contratos publicitários no Brasil. "É capaz. Pode haver mesmo impedimentos naturais", afirma Miranda.

LEIA MAIS sobre o projeto de lei Pelé na pág. 3-13

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