São Paulo, terça-feira, 21 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Catherine David fala da Documenta

Evento acontece hoje no Paço das Artes

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A historiadora francesa de arte Catherine David, curadora da última Documenta de Kassel (Alemanha), realiza hoje em São Pulo, no Paço das Artes (USP), uma palestra sobre questões da arte contemporânea levantadas durante a mostra alemã, que contou com uma forte presença brasileira, por meio de mostras de Hélio Oiticica e Lygia Clark e instaurações de Tunga e Cabelo. David falará em português.
A mostra teve grande número de visitantes -cerca de 630 mil-, mas foi muito criticada.
"Daquilo que li, a resposta mais violenta veio dos EUA, que se utilizam de seu discurso politicamente correto como uma receita mágica, como se eles tivessem a exclusividade dos discursos, mas que não são necessariamente exemplares", disse à Folha.
"A Documenta não tratou de um show-room americano, embora tivéssemos peças formidáveis de americanos. É necessário ver que a via cultural não se liga necessariamente à via econômica. A Documenta foi contra o discurso de que na arte tudo já foi dito. Muitos ainda têm idéias apaixonantes, que precisam ser descobertas, mostradas e compreendidas."
David elogiou ainda o modelo da próxima Bienal de São Paulo, que parte do conceito da antropofagia.
"Se examinarmos a cultura e a sociedade brasileira por meio de modelo teórico e poético da antropofagia, podemos ter uma cartografia muito precisa e original da criação", disse. A curadora segue ainda nesta semana para Porto Alegre, onde acontece a 1ª Bienal do Mercosul, e depois para Argentina, Venezuela e Peru.
(CF)

Evento: palestra com Catherine David
Onde: Paço das Artes (av. da Universidade, nº 1, tel. 011/813-3627, USP)
Quando: hoje, às 20h
Quanto: grátis
Inscrições: tel. 011/813-3627 (Inês ou Kiki)

Texto Anterior: Herchcovitch tenta salto para a arte
Próximo Texto: Pinacoteca traz De Fiori 'brasileiro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.