São Paulo, quarta-feira, 22 de outubro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trânsito se estende para fora da medição da CET

DA REPORTAGEM LOCAL

As manifestações de perueiros e motoristas de ônibus e diversos acidentes ocorridos ontem foram responsáveis por congestionamentos em toda a cidade e pelo novo recorde de lentidão do rodízio da prefeitura no período da manhã desde o início da aplicação das multas aos infratores.
O pico do trânsito da manhã foi registrado às 9h30: 78 km, o maior valor para o período desde a semana passada (veja quadro nesta página). Na primeira semana do rodízio, não houve aplicação de multas e a adesão foi baixa.
Mas os congestionamentos não ficaram restritos aos horários de pico, se estendendo por períodos em que, geralmente, a situação é melhor (chamados de horários de vale) e por regiões da cidade que não fazem parte das medições normais da CET.
O trânsito começou a ficar complicado na noite de segunda-feira, quando os perueiros já ocupavam o viaduto Jacareí e aconteceu o primeiro acidente na marginal Tietê, na altura da ponte Anhanguera.
Um caminhão que transportava produto inflamável tombou na pista expressa, obrigando a CET a interditar a via até a manhã de ontem. Formou-se um congestionamento de 4 km no local, que teve reflexos em várias regiões.
Esse acidente causou uma nova colisão envolvendo dois caminhões, durante a madrugada, na altura da ponte dos Remédios. Um dos motoristas morreu.
Um acidente entre um carro e um ônibus, na avenida Indianópolis (em Moema, zona sudoeste), levou à interdição das duas pistas da via por toda a manhã. Quatro pessoas morreram na colisão.
Por fora dos números
Os números de lentidão da CET omitem os congestionamentos causados pela confusão na área dos terminais de ônibus da periferia -como na Vila Nova Cachoeirinha e em São Mateus-, porque a medição da empresa só é feita em algumas das principais avenidas da cidade.
Durante todo o dia de ontem, os manifestantes percorriam os terminais e fechavam os portões, impedindo que os ônibus saíssem.
Em algumas regiões, como em Santana e no parque Dom Pedro, vários coletivos ficaram parados em ruas próximas, tumultuando o trânsito.
O mesmo aconteceu com os perueiros, que estacionaram os lotações nas ruas próximas à Câmara Municipal.
À tarde, com o fim da chuva e a redução das manifestações, o trânsito melhorou. O pico no período, até o fechamento desta edição, foi registrado às 18h30: 64 km.
Rodízio
A central de operações da CET orientou os marronzinhos a não aplicarem as multas do rodízio, na manhã de ontem, em um raio de 5 km dos acidentes na marginal Tietê e na avenida Indianópolis.
Foi a terceira vez que a CET adotou a medida -prevista por lei para ser usada em momentos críticos do trânsito na cidade- desde o início do programa.

Texto Anterior: Clima eleitoral influi em atos
Próximo Texto: Clima eleitoral influi em atos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.